Estudante do Alto Vale cria jogo digital para alunos do ensino médio
O jogo “Celldoctor: Inside the cell“ foi criado por Denis Zickhur
• Atualizado
“Um jogo sério digital para o aprendizado de biologia celular para o primeiro ano do ensino médio”. Este é o título do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do estudante Denis Zickhur, do curso de Engenharia de Software, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que melhorou o desempenho de alunos da Escola Estadual Walmor Ribeiro, no bairro Dalbérgia, em Ibirama.
Segundo Denis, “o objetivo do jogo é motivar o aprendizado dos alunos do ensino médio sobre a estrutura e função das células por meio de uma abordagem lúdica, colocando os jogadores dentro das células como um personagem em miniatura. O jogo proporciona uma imersão nos modelos celulares, contribuindo para uma compreensão mais profunda de cada componente”.
O jogo, denominado “Celldoctor: Inside the cell“, foi organizado em três fases, cada uma representando um tipo de célula, animal, vegetal e bactérias. Ao todo, foram feitos testes com 28 alunos, sendo que o estudo mostrou uma melhoria significativa no desempenho dos alunos que jogaram o jogo antes da aula.
A iniciativa foi aplicada na escola, neste semestre, e contou com a supervisão do professor da Escola Estadual Walmor Ribeiro, Valdemiro Fritz Batista. “Foi uma experiência muito produtiva e diferente. A ideia de aproximar a escola da universidade é excelente. Vamos usar o jogo na feira de ciências da escola que ocorrerá no final de agosto”, diz Valdemiro.
Conheça o jogo do estudante do Alto Vale do Itajaí
Quem quiser ter acesso ao jogo pode fazer o download clicando aqui.
Estudo
O TCC completo, que foi orientado pelo professor da Udesc Alto Vale Adilson Vahldick, poderá ser acessado em breve no site da Biblioteca da Udesc. Mais informações podem ser obtidas no e-mail deniszickuhr@gmail.com
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO