“Estamos sofrendo muito”: Cidade do Vale do Itajaí decreta situação de emergência devido ao maruim
Decreto foi assinado nesta quarta-feira (27)
• Atualizado
O prefeito Marcos Pedro Veber de Luiz Alves, cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, tomou medidas extremas devido à infestação de Maruim no município. Na tarde desta quarta-feira (27), ele assinou o Decreto 75, que institui situação de emergência na cidade por causa dos problemas enfrentados pela população.
Situação de Emergência devido ao maruim
O Decreto n° 75/2024, esclarece que o inseto (Culicoides spp.) está disseminado tanto na área rural quando na urbana de Luiz Alves, deixando a rotina das pessoas muito desagradável. Ainda relata que a infestação pode causar diversos impactos para a saúde pública, já que o maruim é conhecido por transmitir doenças, causar irritação e desconforto, além de afetar a qualidade de vida das pessoas.
Sendo assim, com a assinatura do decreto, o município através de agentes contratados para o combate do maruim poderão acessar propriedades particulares que identificar possíveis criadouros para aplicar o produto de controle do inseto.
O documento também dispensa a necessidade de licitação para a compra de insumos e equipamentos para o combate ao maruim.
Não há solução imediata
De acordo com o prefeito Marcos Pedro Veber não há solução imediata para o problema, tendo em vista que não existem defensivos que combatam o maruim, disponíveis no mercado.
“Estamos sofrendo muito nas áreas rurais e também urbanas, de tal modo, que tem interferido em nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Pedimos socorro e tentaremos ao máximo investir em possíveis soluções para esse problema. Lembrando: não existe solução pronta! Mas estamos dialogando e buscando alternativas para buscar controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano”, explica o prefeito Marcos.
Veja algumas fotos.
Leia o decreto na íntegra.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO