Estaleiro Arataca: estrutura começa a ser demolida em Florianópolis
O Ministério Público alegou que a estrutura está em risco de desabamento
• Atualizado
O antigo estaleiro Arataca, abaixo da cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, começou a ser demolido na manhã desta terça-feira (13).
Segundo informações da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), uma faixa foi isolada no sentido bairro. O trânsito estava lento em toda a via expressa sentido Ilha, assim como na Ponte Pedro Ivo Campos e no início da Avenida Beira-Mar Norte.
Por volta das 9h, todas as faixas foram liberadas. Serão fechadas quando houver necessidade de movimentação das máquinas, informou GMF.
Justiça determina demolição do estaleiro Arataca em Florianópolis
Acolhendo ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a 3ª Vara da Fazenda Pública da comarca determinou a demolição do antigo estaleiro Arataca.
O Ministério Público alegou que a estrutura está em risco de desabamento, conforme avaliação da Defesa Civil, além de ser um local de acúmulo de lixo e ocupação por usuários de drogas.
Conforme a decisão, “a edificação está completamente abandonada; há problemas estruturais graves e irreversíveis; e houve omissão na atuação do réu, mesmo existindo recomendações do Ministério Público para providenciar a demolição do imóvel“.
“Sabemos da importância histórica do estaleiro Arataca, porém o risco de colapso estrutural é iminente e a demolição é medida que se impõe. Foram anos de abandono total até chegarmos na situação em que se encontra o imóvel, isso somado aos agravantes relacionados a problemas de toda sorte envolvendo a saúde e a segurança dos cidadãos. A estrutura já foi palco de crimes e é constantemente ocupada por moradores de rua e usuários de drogas, fora o acúmulo de lixo que torna o local propício à proliferação de diversas patologias. Estamos convictos de que essa é a decisão que contempla da melhor forma os interesses da coletividade“, afirmou Daniel Paladino, titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital e responsável pela ação que deu origem à decisão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO