Espaçonave da Nasa deve colidir com asteroide nesta segunda
Missão foi enviada em novembro de 2021 e faz parte do plano de defesa planetária
• Atualizado
Uma espaçonave lançada pela Nasa está programada para colidir com o asteroide Dimorphos, de 170 metros de largura, nesta segunda-feira (26). Segundo a agência, a consolidação da missão Dart, enviada em novembro de 2021, tem como objetivo desviar a trajetória do corpo rochoso, que encontra-se atualmente na órbita ao redor do sol.
A missão é inédita e não apresenta risco à Terra. Isso porque o plano faz parte da defesa planetária e visa constatar se seria possível realizar o desvio de algum asteroide que representasse ameaça ao planeta. A Nasa ressaltou que não é uma questão de destruir o corpo rochoso, mas sim de empurrá-lo ligeiramente, alterando a trajetória do objetivo.
“O teste mostrará que uma nave espacial pode navegar autonomamente até um asteroide alvo e colidir intencionalmente para alterar o movimento dele, de uma maneira que possa ser monitorado usando telescópios terrestres. A Dart fornecerá dados importantes para nos ajudar a se preparar caso um asteroide represente um risco de impacto à Terra”, disse a agência.
A expectativa é que o asteroide seja atingido por volta das 23h14 GMT, a uma velocidade de mais de 20.000 km/h. O momento de impacto, previsto para 20h14, no horário de Brasília, será transmitido pela Nasa.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO