Escola Vidal Ramos Junior realiza projeto voltado ao Dia da Consciência Negra
A iniciativa está em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro
• Atualizado
A Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, em Lages, reafirma o compromisso com a formação cidadã e cultural dos estudantes ao promover nesta semana um projeto interdisciplinar que ultrapassa os limites da sala de aula, envolvendo toda a comunidade escolar.
O foco das atividades, é o legado cultural da educação e da sociedade lageana, com destaque para a cultura afro-brasileira em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Com a liderança do setor de Ciências Humanas, a escola abordou temas históricos, sociais e culturais ligados à influência africana no Brasil. Segundo a diretora Josi Coelho, o projeto incluiu a capacitação dos professores e atividades práticas que ampliaram a compreensão e sensibilidade dos estudantes sobre o tema.
“Trabalhamos o resgate da cultura africana e sua influência em nossa sociedade, abordando aspectos como dança, vestimentas, tipos de cabelo, alimentação e outros fatores que marcam nossa história. Além disso, os alunos realizaram um ‘mapeamento da dor’, que retratou o trajeto e os sofrimentos vividos pelos povos africanos trazidos ao Brasil”, explicou a diretora.
A iniciativa emocionou os estudantes, ao mesmo tempo que despertou neles um novo olhar para o impacto da cultura africana no cotidiano brasileiro. “A gente mostrou que, apesar de todo o sofrimento, esses povos nos trouxeram contribuições valiosas, e que jamais podemos repetir as práticas de intolerância e discriminação”, destacou Josi.
O projeto contou com palestras, oficinas, apresentações artísticas e debates que incentivaram os estudantes a refletirem sobre a diversidade e o respeito às diferenças. A proposta é que ações como essa não sejam limitadas a datas específicas, mas que inspirem mudanças culturais permanentes.
A diretora enfatizou a relevância de trazer esse debate para a realidade da escola e da comunidade, especialmente em tempos de crescente intolerância. “O respeito ao ser humano, independentemente de cor, religião ou cultura, é o caminho para superarmos as barreiras discriminatórias”, concluiu.
Esse projeto faz parte de uma iniciativa estadual da Secretaria de Educação, que tem sido abraçada por diversas escolas catarinenses. No Vidal Ramos Júnior, o trabalho reforça o papel transformador da educação em Lages, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes e protagonistas de um futuro mais inclusivo.
Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério, da Rádio Clube.
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