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Entregadores de aplicativo paralisam atividades no Litoral Norte de SC

Entregadores prometem paralisar as atividades no fim de semana se não receberem respostas da empresa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ronaldo Penido | SCC SBT
Foto: Ronaldo Penido | SCC SBT

*com informações de Ronaldo Penido, repórter do SCC News

Entregadores por aplicativos paralisaram os serviços nesta terça-feira (29), em Balneário Camboriú e Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Os trabalhadores se concentraram na frente de um shopping em Balneário Camboriú.

Conforme a categoria, o principal pedido é de que ocorra um aumento no valor mínimo da taxa de entrega. Os manifestantes dizem que os restaurantes estão apoiando a reivindicação.

Conforme apuração do repórter Ronaldo Penido, do SCC News, mais de 100 entregadores passaram pelo local do protesto ao longo do dia.

Segundo os entregadores, a ideia do protesto é dialogar com a plataforma iFood sobre as reivindicações. Caso não recebam uma resposta, os manifestantes prometem que irão paralisar as atividades no fim de semana, quando a demanda por entregas é maior.

A organização do protesto diz que o atualmente o ganho mínimo por entrega é de R$ 5,31, e o valor será reajustado em abril para R$ 6,00. A categoria diz que o reajuste é insuficiente.

Outro pedido dos manifestantes é a quilometragem máxima das entregas feitas por bicicleta. Entregadores dizem que precisam pedalar cerca de seis quilômetros para fazer uma entrega.

O aplicativo iFood se manifestou através de nota. A empresa informa que reajustou os valores pagos aos entregadores e está aberta ao diálogo.

Confira a nota:

O iFood respeita o direito de manifestação e esclarece que mantém o compromisso de diálogo aberto com os entregadores para buscar melhorias e oportunidades para os profissionais como também para todo o ecossistema.

Vale destacar que algumas medidas já adotadas para os entregadores também partiram dessa construção de diálogo com a categoria, além do iFood ser a primeira empresa na América Latina a organizar um fórum nacional para dialogar com entregadores que resultou em uma carta compromisso da empresa.

Neste ano, por exemplo, foi anunciado em março um reajuste (o terceiro em 12 meses) de 50% do valor mínimo do quilômetro rodado (R$1 para R$ 1,50) e da taxa mínima (de R$ 5,31 para R$6), e para garantir mais transparência, foram feitas mudanças na comunicação sobre a sinalização de causas de restrição, ativação e desativação da plataforma. Além disso, o iFood segue apoiando seus parceiros com a implementação de diferentes iniciativas, como a disponibilização de seguros contra acidentes pessoais e por lesão temporária – sendo a única empresa da indústria a oferecer esse tipo de cobertura, entre outros. Como empresa 100% brasileira, já foram investidos mais de R$160 milhões em iniciativas de apoio aos entregadores desde o início da pandemia.

Confira a reportagem:

Vídeo: SCC News

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