Bem-Viver Compartilhar
Fruta

Bergamota ou tangerina? Fruta da estação divide opiniões; participe da enquete

Ela tem vários nomes e é amada por muitos. Mas qual é o nome oficial?

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

com informações de Thiago Pires

Essa fruta chegou no Brasil na década de 1890 e logo se adaptou a várias partes do país, em razão do clima e do solo e existem fortes indícios que de elas sejam originárias da Ásia. A diversidade é no tamanho, gosto, e principalmente no nome.

O cheiro característico impede que os mais gulosos possam comê-la escondido. A tangerina, bergamota ou mexerica é rica em vitaminas A e C, sais minerais, potássio, magnésio, cálcio e fósforo. É um alimento importante na prevenção e no combate a várias doenças.

A fruta é conhecida por diversos nomes, veja alguns deles: tangerina, bergamota, vergamota, mexerica, mimosa, ponkan, laranja cravo, entre outros.

Confira a reportagem

Vídeo: SCC SBT

Mesmo com a origem no sudeste asiático, a fruta se adaptou no Brasil. A engenheira agrônoma Luana Castilho Maro explica que a fruta têm mais variedade em território nacional do que em seu país de origem.

A especialista explica que cidades que fazem divisa com Argentina e Uruguai trocam o som da letra V e B, por conta do espanhol.

“Realmente existem muitas denominações para o termo tangerina, dependendo muito para a localização. Há muitos regionalismos”, detalha.

“Mas tecnicamente falando, agronomicamente falando, o termo correto é tangerina. Dentro do grupo cítrico nos temos diferentes representantes, e dentro das tangerinas, há divisões em função do tipo da fruta”

Luana Castilho Maro

Bergamota ou tangerina? Como você chama a fruta da estação?

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×