Enem 2023: veja o que já foi tema de redação e dicas para fazer uma prova nota 1.000
Prova do primeiro dia de exame será neste domingo (5). Candidato deve elaborar uma proposta de intervenção ao tema
• Atualizado
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) começa neste domingo (05) com as provas de redação, linguagens e ciências humanas. A prova de redação é um grande desafio nessa maratona. O candidato deve saber dissertar sobre o tema e elaborar uma proposta de intervenção em um texto com no mínimo sete e no máximo 30 linhas.
A cartilha do participante traz mais detalhes de como deve ser a estrutura da redação, além dos exemplos comentados de redações que obtiveram a nota máxima. “Com base na situação-problema, você deverá expressar sua opinião, ou seja, apresentar um ponto de vista. Para isso, inicie o texto apresentando seu ponto de vista, desenvolva justificativas para comprovar esse ponto de vista e elabore conclusão que dê um fechamento à discussão proposta no texto, compondo o processo argumentativo”, explica.
Outra orientação do Inep é ler atentamente o que a prova está pedindo. “Para alcançar bom desempenho na prova de redação do Enem, você deve, antes de escrever seu texto, fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado”, diz a cartilha. A prova de redação do Enem conta com textos que contextualizam o assunto sobre o qual se deve escrever. Os textos, no entanto, devem apenas servir de apoio. Caso o participante copie esses textos, ele poderá zerar a redação.
Temas que já caíram na redação do Enem
2009
- O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular)
2010
- O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular)
- Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação)
2011
- Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem regular)
- Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação)
2012
- O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (Enem regular)
- O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação)
2013
- Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular)
- Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação)
2014
- Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular)
- O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação)
- Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação)
2015
- A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular)
- O histórico desafio de se valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação)
2016
- Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação)
- Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação)
- Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
2017
- Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular)
- Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação)
2018
- Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular)
- Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
2019
- Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular)
- Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação)
2020
- O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso)
- O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital)
- A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
2021
- Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular)
- Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
2022
- Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular)
- Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
Como montar sua redação
O Inep indica que uma boa redação deve ter:
- apresentação clara do ponto de vista e seleção dos argumentos que o sustentam;
- encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições desnecessárias ou saltos temáticos (mudanças abruptas sobre o que está sendo discutido);
- desenvolvimento dessas ideias por meio da explicitação, explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, de modo a justificar, para o leitor, o ponto de vista escolhido.
Ao final, estudante deve apresentar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Ao elaborar a proposta, o Inep propõe que as seguintes questões sejam respondidas:
- 1. O que é possível apresentar como solução para o problema?
- 2. Quem deve executá-la?
- 3. Como viabilizar essa solução?
- 4. Qual efeito ela pode alcançar?
- 5. Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?
Como é feita a correção
Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. Serão corrigidas somente aquelas transcritas para a Folha de Redação com caneta esferográfica preta.
A nota da redação é atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores, que atribuem nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das notas totais atribuídas.
Em caso de discrepância, ou seja, quando as notas diferem em mais de 100 pontos ou se a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação é avaliada de forma independente por um terceiro avaliador, Nesse caso, a nota final é a média das notas que mais se aproximarem.
* Com informações da Agência Brasil
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO