EM Palhoça ou NA Palhoça? Saiba qual a forma correta
Preposição "em" é utilizada para se referir a cidades no contexto geral
• Atualizado
Eu vou “Em Palhoça” ou vou “Na Palhoça”? Você já se pegou pensando qual a forma correta de se referir a cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, ou a outra cidade, estado ou país? O uso da preposição pode gerar dúvidas mas é fundamental para expressar corretamente a localização geográfica em um idioma.
A preposição “em” é utilizada para se referir a cidades no contexto geral, países e estados quando não há um artigo definido. Por exemplo: “Estou em Lages”, “Ela mora em Florianópolis”, “Trabalho em Santa Catarina”.
Já a preposição “no” é uma contração da preposição “em” com o artigo definido masculino “o”, assim como a preposição “na” é a contração de “em” com o artigo “a”. Assim, utiliza-se “no” para falar sobre estados e países que possuem gênero masculino, como “Moramos no Brasil, e “na” para se referir a cidades, estados e países com gênero feminino.
Lauren Moraes, professora de português, explica que no caso de Palhoça, falar tanto “Eu vou na”, quanto “Eu vou em” estão corretas, mas devido à uma palavra “escondida”.
“Quando pensamos em preposições, nós precisamos considerar o contexto da frase em si. E pensando especificamente na questão de ‘eu vou na Palhoça’, a preposição NA, nos sugere que a palavra CIDADE está implícita, está subentendida. Então, por isso, usar o NA está correto”, afirma Lauren.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO