Égua é salva de ataque de enxame de abelhas em Gaspar
Animal estava pastando quando sofreu o ataque
• Atualizado
Uma égua foi salva de um ataque de enxame de abelhas na cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí. O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), por volta das 13h13, na rua Francisco Pamplona, no bairro Gaspar Mirim. O dono do animal acionou o Corpo de Bombeiros e informou sobre o ataque na propriedade.
No local, a guarnição confirmou a ocorrência e conversou com o homem. Ele disse que provavelmente, quando a égua estava pastando colidiu contra algum enxame transitório que poderia estar em uma das árvores do pasto, o que resultou no ataque.
Conforme os bombeiros, para poder se aproximar do animal, foi utilizado roupa de apicultor e com jato de água, foi dispersado as abelhas, até que a equipe conseguiu laçá-la e trazê-la para um local seguro.
Um veterinário já aguardava o animal e fez a aplicação de medicamentos. A égua ficou aos cuidados do profissional para a retirada dos ferrões.
Leia também:
Escorpiões amarelos invadem pátios em Araquari
A espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecida como escorpião amarelo, foi encontrada no pátio de duas empresas no bairro Corveta, em Araquari. Cerca de 51 escorpiões foram capturados na região, que agora é considerada infestada, especialmente por conta do acúmulo de pedras nos terrenos, que serve de abrigo para os animais.
Diogo Lopes, diretor de Vigilância em Saúde de Araquari, destacou a principal preocupação da prefeitura: evitar que se espalhem para a área urbana. A infecção dessa espécie é especialmente arriscada devido ao seu modo de reprodução partenogenética, ou seja, as fêmeas podem se reproduzir sem a presença de machos. Cada fêmea pode gerar entre 20 e 25 filhotes em até dois partos por ano, o que pode acelerar uma infestação descontrolada. De acordo com Lopes, “um único animal já caracteriza uma infestação”, o que torna o controle ainda mais urgente.
O que fazer se encontrar um escorpião
Caso um escorpião seja encontrado, a recomendação é que a comunidade entre em contato com a Vigilância Ambiental de Araquari pelo WhatsApp, no número (47) 98846-1279, para que o animal seja capturado de forma segura. Se for possível, a pessoa deve tentar capturar o escorpião com cuidado e mantê-lo em um recipiente fechado, evitando o risco de picadas acidentais.
O que fazer em caso de picada
Se uma pessoa for picada por um escorpião, é fundamental lavar o local com água e sabão, aplicar uma compressa morna e procurar atendimento médico imediatamente. Se possível, o escorpião deve ser capturado e levado ao serviço de saúde para que o médico possa identificar a espécie e determinar o tratamento adequado. A picada de um escorpião pode ser fatal, portanto, é importante buscar ajuda o mais rápido possível.
Cuidados em casa para prevenir infestações
Para prevenir o surgimento de escorpiões nas residências, é fundamental manter os jardins e quintais limpos e livres de lixo, entulhos, folhas secas e materiais de construção. Também é importante evitar folhagens densas e manter a grama bem aparada. Algumas outras medidas preventivas incluem:
- Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los.
- Não colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos podres.
- Usar telas em ralos do chão, pias e tanques.
- Afastar camas e berços das paredes.
- Armazenar o lixo doméstico em sacos plásticos bem fechados para evitar a presença de baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO