Vídeo: alunos fazem saudação nazista em escola de Criciúma
Por meio de uma nota oficial, a escola afirmou que os alunos envolvidos foram suspensos
• Atualizado
Um vídeo divulgado em uma conta do Twitter, no último dia 25 de agosto, tem causado repercussão no Sul de Santa Catarina. A imagem mostra alunos de uma escola particular de Criciúma fazendo uma saudação nazista dentro da sala de aula.
No vídeo que circula nas redes sociais é possível ouvir o sinal da escola enquanto os alunos de uma turma de nono ano permaneciam em sala. Com a chegada de uma pessoa na porta, os adolescentes levantam das cadeiras com os braços estendidos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Carlos Antonio Ferreira, diretor do Colégio da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), afirmou que a instituição repudia qualquer tipo de apologia ao nazismo e que os alunos foram suspensos.
“Tudo já foi devidamente esclarecido e foram tomadas as medidas inclusive educativas (…). É fundamental também que se entenda que o professor que foi saudado não é judeu e usou este exemplo inclusive para dizer que, em sendo, esses alunos estariam cometendo uma ação muito prejudicial, e usou isso como exemplo para alertar sobre as responsabilidades de cada um”, afirmou.
Confira o comunicado da escola na íntegra:
Nota de esclarecimento:
A direção da Satc vem publicamente registrar seu repúdio a qualquer ato de apologia ao nazismo. Esclarecemos, ainda, que a situação que envolveu um grupo de alunos de uma turma de nono ano, aconteceu em determinado momento em que os adolescentes fizeram referência a uma simbologia de saudação nazista.
Apologia ao nazismo é crime! Repudiamos e não compactuamos de nenhuma forma com tais atitudes. Deste modo, as providências cabíveis foram tomadas, com a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana.
Finalizamos lembrando que somos uma instituição de ensino que tem como missão transformar a vida das pessoas por meio da educação e seguiremos firmes neste propósito.
Atenciosamente, direção SATC.
Prefeito de Criciúma exonera professor por “vídeo erotizado” e diz não aceitar “viadagem” em aula
Apologia ao nazismo
De acordo com a Lei Nº 7.716, de janeiro de 1989, praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime, com pena de reclusão de um a três anos e multa.
Segundo o artigo 20 da mesma lei, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo é crime passível de reclusão de dois a cinco anos e multa.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO