UFSC retoma aulas presenciais de 68 disciplinas em laboratório
Cerca de 3.462 estudantes já podem frequentar aulas presenciais em laboratório.
• Atualizado
Neste segundo semestre de 2021, cerca de 68 disciplinas práticas e teórico-práticas estão sendo lecionadas de forma presencial, com 3.462 estudantes matriculados, principalmente em cursos da área de saúde humana e animal. Esse retorno, parcial, por causa da pandemia, segue os protocolos de biossegurança da UFSC e a ordem de prioridades pré-estabelecidos na Resolução Normativa nº 090/2021/CGRAD.
O pró-reitor de Graduação (Prograd), Daniel Vasconcelos, acredita que esse retorno é muito benéfico: “Foi a forma que encontramos, institucionalmente, de resolver o represamento em cursos com alto índice de conteúdos práticos, não atrasar a formatura dos alunos, manter a qualidade do ensino da UFSC e, ao mesmo tempo, procurar proporcionar essa experiência com o máximo de segurança possível para todos os envolvidos”.
Vasconcelos explica que, antes da normativa, um questionário foi aplicado com os cursos de graduação, buscando mapear aqueles com maiores problemas de retenção por causa de disciplinas práticas, tratadas como “Menção P”, durante o calendário excepcional da Universidade. Esse mesmo levantamento buscou identificar o tamanho das necessidades em termos de quantitativo estimado de alunos atingidos pelas retenções em Menção P, assim como mapear quais cursos estariam dispostos a pleitear o retorno das atividades presenciais.
>> Enem 2021: veja datas e locais da prova
Com essas informações, e mediante autorização do Conselho Universitário, uma Comissão de docentes, discentes e técnicos, sob a liderança da Prograd, preparou a minuta de normativa visando solucionar esses problemas. Desse conjunto de trabalhos resultou a Resolução Normativa aprovada em 19 de maio, que estabeleceu critérios de prioridade na oferta dessas disciplinas ou conteúdos, bem como os trâmites a serem realizados, envolvendo coordenações de cursos, departamentos e centros. A finalização do processo, após o encaminhamento do curso, passa pela Prograd, que faz uma avaliação junto à uma comissão, composta por docentes e estudantes membros da Câmara de Graduação e técnicos do Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp).
Antes da Resolução, cursos que desejassem realizar a retomada de conteúdos parciais de disciplinas teórico-práticas ou disciplinas práticas precisavam cumprir uma série de requisitos, o que demandava mais tempo para ser aprovado. Com a normativa e a garantia da observância dos protocolos de biossegurança, o tempo de análise dos processos diminuiu, caiu de meses para alguns dias. “Esse é um processo que está se tornando cada vez mais rápido, graças ao empenho de todos: coordenações, departamentos, e da comissão da Câmara de Graduação que analisa os pedidos. De um processo de meses, atualmente leva apenas alguns dias, e permite aos cursos planejar melhor a retomada dessas atividades”, continua Daniel.
Biossegurança
As medidas de biossegurança, em síntese, são as mesmas do Guia de Biossegurança da UFSC e do Guia de Orientações para a Pré-Fase 2, ou seja, distanciamento físico, uso de álcool em gel e máscara de proteção, limite de alunos por classe, entre outras, mesmo levando em conta que muitas dessas disciplinas estão sendo retomadas após a vacinação de grande parte de estudantes, docentes e técnicos da UFSC. Atualmente, segundo o Painel Ativo de Monitoramento Epidemiológico da UFSC, 79,51% dos servidores estão imunizados com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.
Retorno muito esperado
Para o professor Mario Dobner, coordenador do curso de Engenharia Florestal no Campus de Curitibanos, o retorno foi muito esperado e é muito bem-vindo para a grande maioria dos professores. Ele afirma que embora o processo seja burocrático, os professores responsáveis por disciplinas com atividades práticas pendentes conseguiram planejar e executá-las sem nenhum problema.
A aluna da 10ª fase do curso de Engenharia Florestal Thaís Fernandes Ronsani está cursando de forma presencial somente a disciplina de Topografia e garante que se sente muito segura em sala de aula: “Sempre temos álcool por perto, distanciamento dos colegas e uma turma reduzida”. O retorno a deixou feliz, proporcionou melhor entendimento do conteúdo e vai ajudar a evitar o acúmulo de disciplinas.
No campus da UFSC em Florianópolis não foi muito diferente. De acordo com o coordenador do curso de Medicina da UFSC, Edevard José de Araújo, a aceitação das aulas práticas presenciais está sendo excelente. “Os professores e alunos estão bastante eufóricos e seguindo à risca as medidas exigidas pelo manual de biossegurança da UFSC”, afirma. Para ele o retorno é vantajoso, mas só foi possível graças à aceitação voluntária de todos (docentes, discentes e TAEs). Além de permitir a reposição antecipada das aulas práticas, as atividades preparam o Centro para o futuro das aulas presenciais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
O aluno da 12ª fase do curso de Medicina em Florianópolis Fabrissio Portelinha Graffunder está cursando o internato de forma presencial. Ele atende pacientes na emergência, nas enfermarias e acompanha cirurgias. O estudante acredita que, com o ciclo de vacinação completo, os alunos sentem-se mais seguros para prestar esse atendimento, além de receberem equipamentos de proteção individual e treinamento, para tomarem todos os cuidados necessários. “Com todas essas medidas eu me sinto seguro e contente com esse retorno, ainda mais por ser o curso de Medicina, em que as práticas presenciais são indispensáveis para uma boa formação”, afirma.
Confira as disciplinas que já estão sendo ministradas presencialmente:
Centro de Ciências da Saúde
Medicina
Nove disciplinas, com 552 estudantes matriculados
Farmácia
Seis disciplinas, com 309 estudantes matriculados
Enfermagem
Seis disciplinas, com 486 estudantes matriculados
Fonoaudiologia
Uma disciplina, com 27 estudantes matriculados
Odontologia
Três disciplinas, com 229 estudantes matriculados
Centro de Ciências Rurais (Campus de Curitibanos)
Agronomia
Uma disciplina, com 18 estudantes matriculados
Engenharia Florestal
Três disciplinas, com 17 estudantes matriculados
Medicina Veterinária
20 disciplinas, com 1032 estudantes matriculados
Centro de Tecnologia e Ciências Da Saúde (Campus de Araranguá)
Fisioterapia
Duas disciplinas, com 130 estudantes matriculados
Medicina
Cinco disciplinas, com 262 estudantes matriculados
Centro de Ciências Agrárias
Zootecnia
Duas disciplinas, com 15 estudantes matriculados
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Química
10 disciplinas, 385 com estudantes matriculados
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO