SC terá concurso com 10 mil vagas para a Educação, afirma secretário; veja quando
O concurso está previsto para junho com lançamento do edital ainda no mês de maio
• Atualizado
O secretário da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, anunciou que será aberto um concurso público com 10 mil vagas para rede de ensino do Estado, sendo oito mil vagas para professores e duas mil para auxiliares. A declaração ocorreu em entrevista ao SCC Meio-Dia desta segunda-feira (29). O concurso está previsto para junho com lançamento do edital ainda no mês de maio
Leia Mais
Com professores fora de sala de aula, não há negociação
O anúncio do novo concurso para a educação ocorre um dia após o governador Jorginho Mello (PL) reafirmar que o governo retomará as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte) somente após os professores grevistas retornarem para a sala de aula. O governo diz que 12% dos professores estão em greve.
O chefe da pasta da educação reiterou a posição do governador sobre a retomada da negociação quando todos os professores voltarem para a sala de aula.
O governador Jorginho Mello frisou, em vídeo divulgado no último domingo (28), que Santa Catarina teria um “concurso histórico”. Ao ser questionado pelo comunicador Fernando Machado, o secretário respondeu que o concurso público para a educação deve ter o edital publicado até o final do mês de maio.
O secretário explicou que o governo já atendeu reivindicações dos professores, entretanto, descompactação da tabela salarial do magistério catarinense, mudança cobrada pelo sindicato, não poderá ser feita, por ultrapassar o “limite prudencial de gastos”.
“Nós tivemos um pequeno percursos que nos obrigou a fazer antes o concurso de remoção. Depois tivemos uma ação judicial que obrigou a chamar os aprovados de 2004. Demorou um pouco, mas o edital está todo pronto para ser lançado”
Secretário da Educação Aristides Cimadon
O governo deve começar a contratar professores substitutos a partir desta segunda-feira (29), dependendo da demanda necessária para completar substituir os grevistas. Cimadon também reafirmou o compromisso do governador de que todos os professores, que não estão em sala de aula, terão os dias faltados descontados.
“Se ele não estiverem em sala de aula, evidente que há uma determinação que sejam descontadas as faltas”
Hora atividade deve custar 100 milhões
O secretário Aristides Cimadon confirmou que será implementada a hora atividade para os professores do primeiro ao quinto ano a partir de 2025. O custo estimado para os cofres públicos é de R$ 100 milhões, devido à contratação de professores.
“A hora atividade está garantida para os professores do primeiro ao quinto ano. Ela deve iniciar no início do próximo ano porque currículo desse ano ele já está ocorrendo. Claro, a hora atividade também implica recursos, são 100 milhões que o Estado deve desembolsar”
Secretário da Educação Aristides Cimadon
Secretário fala sobre a greve dos professores e novo concurso da educação em SC
- 40 mil pessoas participam da Abertura do Natal de Joinville
- Ônibus ‘despenca’ em ribanceira e mata o menos 17 pessoas
- Mulher é morta a tiros em cidade da Serra Catarinense; autor confessou o crime
- ‘Pessoas de bem’: casal encontrado morto pelo filho em SC é identificado
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO