Projeto da UFSC usa jogo 2D para discutir violência online entre jovens
Ao menos 20% dos jovens conectados já receberam mensagens sexuais online
• Atualizado
Para celebrar o Dia Internacional da Internet Segura (Safer Internet Day), na terça-feira (10), um projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um jogo chamado “Lelê e as Ameaças no Metaverso” para tratar de temas como vazamento de imagens íntimas e violência online entre jovens.
O Projeto Internet, vinculado ao Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da UFSC, em parceria com jovens aprendizes da ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) desenvolveram um jogo 2D, que concentra situações reais vivenciadas no ambiente online.
Projeto da UFSC usa jogo para discutir violência online
O jogo conta a história de Lelê, uma jovem que precisa enfrentar os impactos de ter imagens intímas expostas sem consentimento. Apesar de tratar de temas delicados, o projeto apresenta uma versão lúdica e educativa sobre o assunto.
“Lelê e as Ameaças no Metaverso” utiliza os números da pesquisa do CETIC.Br, que aponta que ao menos 20% dos jovens conectados já receberam mensagens sexuais online. Além dos dados das pesquisas do próprio Projeto Internet LEGH, que conversou com mais de 400 participantes entre 2024 e 2025.
O projeto é acessível para todos, podendo ser acessado online ou baixado para ser usado de forma offline, de forma gratuita. O link para download e demais informações estão disponíveis na página do jogo.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO