Projeto científico da UFSC vai à França
Criado com a proposta de levar ciência de qualidade de forma prática e vivencial a comunidades rurais e indígenas, o Projeto Imagine teve sua primeira missão em 2013.
• Atualizado
Da zona rural de Santa Catarina para a França: no próximo sábado, 12 de dezembro, o Projeto Imagine embarca para o país europeu por meio de seu coordenador, o professor André Ramos. Acompanhado de sua família, André passará um ano como professor visitante na Universidade de Bordeaux. O objetivo é implementar em comunidades rurais francesas – e possivelmente do norte da África – os conceitos e métodos desenvolvidos pelo projeto de popularização científica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que teve seu início no interior do estado.
Criado com a proposta de levar ciência de qualidade de forma prática e vivencial a comunidades rurais e indígenas, o Projeto Imagine teve sua primeira missão em 2013. Viabilizado inicialmente por uma parceria com a Escola Itinerante de Lages e com a Aldeia Feliz, de Major Gercino, atividades científicas de natureza prática já foram levadas pelo projeto catarinense a escolas rurais da Coxilha Rica, de Rancho de Tábuas, da Aldeia Guarani Tekoa’Uy’A (SC) e do Vale Sagrado dos Incas, no Peru. Além disso, várias visitas de prospecção foram realizadas em Marrocos, Angola e Moçambique.
Ao todo, foram executados três módulos temáticos, abordando assuntos que vão desde o DNA até energia e medicamentos. Além das missões a campo – conduzidas por equipes de professores e estudantes de graduação e pós-graduação –, o projeto produz recursos educacionais abertos (REAs), disponibilizados em seu site em vários idiomas. Em 2019, o Projeto Imagine recebeu o Prêmio Prof. Rubens Murilo Marques da Fundação Carlos Chagas, por seu trabalho de inovação pedagógica.
‘Imagine’ na França
O interesse pelo projeto partiu da Universidade de Bordeaux, que, ao longo de 2021, receberá em seus quadros o coordenador do Projeto Imagine para desenvolver um projeto de inovação pedagógica. O financiamento é do programa IdEX (Iniciativa de Excelência da Universidade de Bordeaux), destinado “a atrair professores e pesquisadores internacionais de alto nível para que visitem a instituição francesa e lá desenvolvam projetos colaborativos institucionais em ensino ou pesquisa”.
O projeto de André envolverá a criação de uma disciplina internacional, oferecida simultaneamente a alunos de graduação do Brasil e da França. Nela, equipes mistas de estudantes franceses e brasileiros deverão desenvolver projetos de inovação pedagógica que poderão incluir missões científicas a comunidades rurais situadas na França, no Brasil e na África, bem como o projetar ferramentas didáticas, como aplicativos.
Conheça mais sobre o projeto no vídeo do professor André Ramos:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO