Prazo para solicitar isenção no Enem termina nesta sexta-feira
Participantes também podem justificar ausência nas provas realizadas no ano passado
• Atualizado
Os estudantes que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou que queiram justificar a ausência nas provas do ano passado têm até esta sexta-feira (15), para realizar o processo. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o pedido deve ser feito exclusivamente por meio da Página do Participante.
Para solicitar a isenção da taxa, o participante deve declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa também contempla estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
A justificativa de ausência, por sua vez, é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado das solicitações será divulgado no dia 22 de abril, por meio da Página do Participante. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos deve ser publicado dia 6 de maio.
É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa e isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, que acontecem em 13 e 20 de novembro, deverão efetuar a inscrição virtualmente. Os prazos, no entanto, ainda devem ser divulgados pelo Inep no decorrer do ano.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO