Porto União, no Planalto Norte catarinense, terá curso de Medicina
Aulas da primeira turma estão previstas para começar ainda em 2023
• Atualizado
Estudantes passarão a contar com um novo curso de medicina em Santa Catarina. Na última semana, a Universidade do Contestado (UnC) anunciou a abertura do curso no campus de Porto União, no Planalto Norte catarinense. As aulas da primeira turma, que contará com 45 vagas, tem previsão de iniciar em agosto de 2023.
As inscrições para a primeira turma serão preenchidas a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez que a UnC aguarda a assinatura de um decreto do Governo de Santa Catarina autorizando o lançamento do curso. Já para as vagas das duas turmas de 2024 deverão ser preenchidas tanto pelo ENEM, como pelo vestibular da instituição.
“A nossa preocupação e compromisso são com a população da região. O curso é de qualidade e o lançamento terá impacto, sem dúvida, não só em Porto União, mas nas demais cidades da região”, destaca o reitor na UnC, Luciano Bendlin.
Tecnologia de ponta
Há quase 9 anos, em 2014, a UnC iniciou um planejamento estratégico priorizando com foco na área da Saúde. Desde então, a instituição já lançou dois cursos de medicina em Santa Catarina, um em Mafra e outro em Concórdia. Para a graduação em Porto União a Universidade investiu mais de R$5 milhões para montar uma estrutura com laboratórios com tecnologias de ponta na área da medicina.
Cadáveres humanos sintéticos, simuladores realísticos e telas interativas permitirão que os estudantes façam qualquer tipo de procedimento. “São seis laboratórios básicos e tomamos o cuidado para que cada laboratório tenha microbiologia, anatomia e simulação. Temos equipamentos que só são encontrados nos grandes centros. E estamos preparando o nosso corpo docente com mestres e doutores”, garantiu Bendlin.
Parceria com a Prefeitura
O lançamento do curso faz parte de um trabalho conjunto entre a instituição e a Prefeitura de Porto União. A implantação do curso de medicina depende de uma infraestrutura de saúde pública e municipal preparada para receber estudantes durante o internato, considerado um estágio obrigatório que os alunos precisam realizar para se formar.
Com planejamento prévio e conversas ao longo de dois anos, a UnC e a administração municipal construíram uma parceria que possibilitou a implantação. “A Prefeitura adequou toda a parte de estrutura e facilitou bastante nós termos a autorização.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO