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Permanência na escola

Municípios do Oeste firmam parceria com Sesi para ensino integral

Oficinas de ensino tecnológico, como comunicação e mídias ou robótica e informática, são oferecidas programa de ensino integral

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: MB Comunicação/Divulgação
Foto: MB Comunicação/Divulgação

Os municípios da região Oeste estabeleceram uma parceria estratégica com o Sesi para promover a ensino integral, alinhada à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A iniciativa vai além de prolongar o tempo de permanência dos alunos na escola, pois está vinculada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No escopo da Meta 6 do PNE, o Sesi desempenha um papel crucial, oferecendo oficinas de ensino tecnológico, como comunicação e mídias, robótica e informática, no contraturno escolar. “As modalidades são responsáveis por expandir as habilidades dos alunos, além de estarem alinhadas com as competências sugeridas pela BNCC, o que promove uma formação mais completa e adequada às atuais demandas”, aponta o coordenador de Educação Básica da Regional Oeste e Extremo Oeste do Sesi e Senai, Márcio Gonçalves da Rosa.

O Ministério Público de Santa Catarina apontou que a média total de alunos em ensino integral em todo o estado é de 15,8%, ainda distante da meta nacional que é de 25%. Contudo, os municípios da região Oeste são destaque pela implementação de programas. Em Serra Alta, por exemplo, além das oficinas tradicionais, como comunicação e mídias, robótica e informática, são disponibilizadas também aulas de reforço escolar, contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o aprimoramento das habilidades sociais e emocionais, em consonância com o que é sugerido pela BNCC.

O município de Águas de Chapecó adotou uma abordagem abrangente ao implementar oficinas de comunicação e mídias, inglês, língua portuguesa (para estudantes estrangeiros) e educação financeira durante o acolhimento. A variedade de matérias complementa o currículo escolar, proporcionando educação inclusiva, diversificada e adaptada às necessidades específicas dos alunos.

Municípios como Formosa do Sul e Vargeão também buscam a implementação do ensino integral, tornado a educação destes municípios cada vez mais sólida, inclusiva e aderente às demandas do mercado de trabalho.

“A disposição desses municípios ao estabelecerem parcerias com o Sesi, é um investimento valioso no futuro dos estudantes. Além de contribuir para o alcance das metas nacionais, promove uma educação mais dinâmica e alinhada às exigências do século XXI, conforme preconizado pela BNCC”, salienta o coordenador.

Márcio explica que essas ações reforçam a importância do ensino em tempo integral, refletem o compromisso inovador com o desenvolvimento dos estudantes, alinhando-se aos princípios e competências propostos pelas entidades, incluindo as habilidades socioemocionais são essenciais para a formação plena dos indivíduos.

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