Dinheiro no currículo: Florianópolis prepara os jovens para a vida real
Projeto promovido pela prefeitura ajuda estudantes a gerenciarem suas finanças
• Atualizado
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com empresas do setor financeiro e educacional, está transformando a vida de milhares de estudantes com o projeto “Educação Financeira nas Escolas”. A iniciativa, realizada por intermédio da Secretaria de Educação e Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, oferece noções sobre gestão financeira para alunos da rede municipal e visa preparar os jovens para um futuro mais seguro e próspero.
Apenas neste ano, 1.500 estudantes de 11 escolas espalhadas por toda a cidade tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras. A coordenação pedagógica é da Melver, cujo foco é a formação profissional para o mercado e de inclusão financeira em escolas.
A ideia é que, ao aprenderem a lidar com o dinheiro desde cedo, os alunos desenvolvam hábitos financeiros saudáveis e sejam capazes de tomar decisões mais conscientes ao longo da vida.
Parceria estratégica para um futuro melhor
Para viabilizar o projeto, a Prefeitura de Florianópolis tem parceria com as empresas Melver, Sicoob Credisc, Allure Capital Investimentos XP, Phidias Investimentos XP, Be Invest XP e JB3 XP, bem como Edtech e instituições financeiras que formam profissionais para o mercado financeiro.
Expansão e futuro promissor
O projeto de gerenciamento financeiro vem crescendo cada vez mais. No primeiro ano, em 2022, foi realizado um piloto na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes com 50 estudantes. Em 2023, já eram 700 crianças e adolescentes de nove unidades educativas.
Para os próximos anos, a meta é ainda mais ambiciosa: expandir o programa para todas as 39 escolas municipais, envolvendo também pais e professores.
O secretário municipal de Educação, Eduardo Gutierres, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. “Com confiança e segurança, os estudantes estarão mais preparados para um planejamento financeiro inteligente”, afirma Gutierres.
Números do projeto:
- 1.500 estudantes beneficiados em 2024
- 11 escolas participantes
- 8 encontros com atividades práticas
- Temas abordados: orçamento, poupança, investimento, combate a fraudes
Florianópolis: Veja as unidades contempladas com o projeto em 2024
Norte da Ilha
EBM Mâncio Costa (Ratones)
EBM Virgílio dos Reis Várzea (Canasveiras)
EBM Osvaldo Machado (Ponta das Canas)
EBM Marcolino José Lima (Sambaqui)
Leste da Ilha
▪ EBM Henrique Veras (Lagoa da Conceição)
▪ EBM Retiro da Lagoa (Retiro da Lagoa)
Sul da Ilha
▪ EBM Escola do Futuro Tapera (Tapera)
▪ EBM Costa de Dentro (Costa de Dentro)
▪ EBM Lupércio Belarmino da Silva (Caieira da Barra do Sul)
Região Central de Florianópolis
▪ EBM Adotiva Liberato Valentim ( Costeira do Pirajubaé)
Continente
▪ EBM Almirante Carvalhal (Coqueiros)
Estudantes beneficiados em Florianópolis
1.500
Com o projeto “Educação Financeira nas Escolas”, Florianópolis se consolida como referência em políticas públicas voltadas para a educação financeira.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO