Estudantes do IFSC fazem protesto em Florianópolis contra corte de verbas
Estudantes fazem protestos nas ruas da Capital
• Atualizado
Estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFSC), dos campi de Florianópolis e São José, protestaram no início da noite desta quinta-feira (9), contra o bloqueio de orçamento do Governo Federal, aderindo a atos que ocorrem nacionalmente.
Conforme a Guarda Municipal de Florianópolis, a passeata atravessou a avenida Hercílio Luz, até o Largo da Alfândega, no centro da capital. A GMF está no local, atuando para reduzir impactos no trânsito. O grupo está seguindo pela Hercílio Luz, que tem uma faixa no sentido da avenida Gustavo Richard.
A assessoria do IFSC informou que 20% do orçamento anual foi bloqueado e que o valor da assistência estudantil foi reduzido em 50%.
Movimentos estudantis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também participaram do protesto. A universidade também teve recursos bloqueados.
A União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e outros movimentos estudantis organizaram os protestos em diversos estados. Conforme a UNE, os jovens foram convocados para a “defesa da universidade pública e gratuita de qualidade”.
O IFSC se manifestou por meio de nota. A instituição informou que 12 milhões foram bloqueados do orçamento na semana passada “colocando em risco as atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir do segundo semestre”.
A nota também diz que o IFSC preza pela democracia, participação cidadã liberdade e que a manifestação estudantil é um “direito fundamental “.
A reportagem entrou em contato com o Ministério da Educação, mas até a publicação deste texto não obteve retorno.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Confira o vídeo do protesto
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO