Enem 2022: confira as dicas do MEC que podem ser tema da redação
Exame acontece nos dias 13 e 20 de novembro e terá mais de 3,3 milhões de participantes
• Atualizado
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e, com ele, o aumento das previsões para o tema da redação. Apesar das apostas não serem 100%, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP) diz que é comum que o Ministério da Educação dê algumas dicas sobre o assunto abordado na composição.
Esses “spoilers” chegam, geralmente, por meio das redes sociais e englobam iniciativas e discussões. Em 2017, por exemplo, quando o tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o MEC havia anunciado meses antes que aquela seria a primeira edição da prova com atendimento especializado para participantes com surdez ou deficiência auditiva.
Veja abaixo os possíveis temas para a redação deste ano
“O papel das plataformas digitais na educação”
Durante a pandemia de covid-19, as plataformas se tornaram um meio de lidar com o ensino à distância. Ao longo do ano, o MEC fez diversas postagens sugerindo os benefícios do meio digital na formação tanto de estudantes como de professores.
Com isso, caso o assunto aparecesse como tema, seria relacionado às consequências da pandemia para a área da educação ou os desafios na formação dos jovens e dos professores na contemporaneidade.
“Educação financeira”
Integrada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2019, a educação financeira está entre uma das importantes atividades escolares destinadas ao ensino público infantil e fundamental. O tema, já citado pelo MEC, também pode estar relacionado à inclusão do ensino digital no país.
O candidato poderia dissertar sobre o acesso das disciplinas nas escolas, que ocorre devido à falta de investimento. “É exatamente isso que a redação do Enem gosta de cobrar: problemas e dilemas sociais e os caminhos para solucioná-los”, diz o SIEEESP.
“Educação ambiental e economia verde”
A ideia de uma economia mais sustentável, que inclua a todos e gere menos prejuízos ao meio ambiente, tornou-se pauta em todo o mundo. O modelo de “economia verde”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), prevê a diminuição do desperdício, assim como das ameaças ao meio ambiente e a saúde humana.
Em publicação recente, o MEC levantou a pauta em textos sobre educação sustentável e economia verde, o que pode indicar uma proposta de redação relacionada aos caminhos para a construção de uma economia baseada na preservação ambiental.
Enem
Assim como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, sendo nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de exame serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática.
O horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas, por sua vez, será às 13h30 em ambos os dias, pelo horário de Brasília. No total, 3.396.597 estudantes devem realizar o exame.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO