Educação Compartilhar
Campeão

Em Blumenau, EBM Lauro Muller vence prêmio nacional

O concurso foi uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Blumenau, divulgação
Foto: Prefeitura de Blumenau, divulgação

A Escola Básica Municipal (EBM) Lauro Muller foi a vencedora do primeiro “Prêmio Propriedade Intelectual nas Escolas”.  O concurso foi uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério da Economia, e premiou iniciativas pedagógicas e educacionais de conscientização sobre a importância da propriedade intelectual (PI) na vida cotidiana.

Os participantes foram divididos por região de inscrição: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

E foram cinco categorias: Criatividade; Cidadania; Tecnologia; Planeta e Negócios. O objetivo do prêmio era instigar ideias inovadoras de gestores, professores e estudantes das escolas públicas e privadas no âmbito federal, estadual e municipal. Tendo como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de conscientização sobre a importância da propriedade intelectual na vida cotidiana, na forma de oportunidades e desafios para as crianças e jovens, na condição de inventores ou consumidores.

O município de Blumenau teve duas instituições de ensino inscritas. A Escola Básica Municipal (EBM) Lauro Müller com o Projeto “Robótica Educacional”, na categoria Tecnologia, dentro da modalidade gestor escolar e a Escola Básica Municipal (EBM) Visconde de Taunay, com o projeto “Solidariedade em Tempos de Pandemia”, na categoria Cidadania, dentro da modalidade professor.

O anúncio dos vencedores foi feito no dia 15 de dezembro, por representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) organizador do prêmio, do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Ministério da Economia, no dia 15 de dezembro, durante uma transmissão ao vivo pelo YouTube.

Os trabalhos finalistas foram avaliados por 15 jurados distribuídos em 5 grupos, sendo 3 jurados para cada categoria, que seguiram critérios bem definidos para a escolha dos melhores projetos. A EBM Lauro Müller obteve 420 pontos, ficando em 1º lugar, conquistando o prêmio na região Sul, na categoria Tecnologia. Além disso, a escola terminou o concurso em 2º lugar em nível de Brasil em sua categoria e como 2º colocado na pontuação geral entre todos os 51 projetos finalistas de todas as categorias e região.

A Escola Lauro Müller receberá a visita do grupo de mentores do INPI, em 2022, para o recebimento da premiação.  Ao todo o prêmio PI nas Escolas distribuiu aos finalistas R$ 124.554,26.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.