Crianças ficam fora da escola por falta de vagas em Palhoça
Por lei toda criança tem direito a educação
• Atualizado
O ano letivo da rede estadual já começou, e os pais ainda esperam por uma vaga no ensino básico para seus filhos em Palhoça, na Grande Florianópolis. Alguns pais chegaram a criar um grupo no WhatsApp em busca de uma solução.
Por lei toda criança tem direito a educação, acesso à escola pública e gratuita próximo a sua casa. Mais de 40 pais procuram ajuda, isso quer dizer que são mais de 40 crianças na espera por uma vaga.
Gean Carlos, Secretário Adjunto da Educação, explica o que está sendo feito para resolver essa situação.
“Realmente no início de ano temos uma movimentação muito grande por procura de vagas, temos a ciência hoje de que Palhoça vem em um crescimento gigantesco. Palhoça hoje cresce o dobro das cidades nacionais, e a gestão está preocupado com isso, está sempre nos cobrando para que seja resolvido e toda criança tenha uma vaga na escola. Estamos trabalhando bastante para que a gente resolva essa situação”, disse.
O Secretário também fala sobre o que está sendo feito a curto prazo.
“Hoje já ofertamos o ensino fundamental, mais de mil vagas foram ofertadas hoje no município. Infelizmente é um pouco lento porque tem que ser feito três tentativas com a família, mas estamos trabalhando com uma equipe grande para tentar resolver essa demanda. Lembrando que as matriculas são feitas direto na escola, e pontualmente uma criança de 7 anos por exemplo, poderá entrar nos canais de contato para ver o que acontece, e aonde não foi conseguido essa vaga para a criança”, afirma Gean.
Até sexta-feira (11) foi garantido o prazo para resolver o problema dessas famílias, segundo o Secretário Adjunto da Educação.
ASSISTA A REPORTAGEM
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO