Creche tem aulas suspensas por causa de surto de sarna em BC
Conforme a Secretaria de Educação, no domingo (09), a creche passou por uma higienização
• Atualizado
As aulas do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Sementes do Amanhã, em Balneário Camboriú, foram suspensas nesta segunda-feira (10), após casos de escabiose, mais conhecida como sarna, serem confirmados no local.
Segundo informações da Secretaria de Educação, na última semana três casos foram confirmados na creche. Diante disso, a pasta decidiu suspender as aulas nesta segunda para segurança dos alunos, professores e funcionários.
Conforme a Secretaria de Educação, no domingo (09), a creche passou por uma higienização. As aulas estão previstas para retornarem nesta terça-feira (11).
Leia Mais
O que é escabiose?
Popularmente conhecida como sarna, pereba, curuba, pira ou quipá, a escabiose humana é uma doença de pele causada por um ácaro, o Sarcoptes scabiei.
Como ocorre a contaminação?
A transmissão ocorre por contato com pessoas (animais não transmitem ao homem) que já tem a doença e também compartilhando roupas, toalhas e lençóis infectados com o parasita causador. Pode demorar de 1 a 42 dias para se manifestar após o contágio, mas o ácaro gasta apenas 2,5 minutos para perfurar e penetrar a pele.
Não há preferência por sexo ou raça. Costuma ser mais freqüente em crianças e adolescentes, pessoas com higiene pessoal e domiciliar precária (o que facilita a proliferação dos parasitas) e ambientes aglomerados como creches, escolas e hospitais.
Quais os sintomas?
O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos. Aparecem pequenas pápulas (“bolinhas”) da cor da pele ou acinzentadas com crostas. Muitas vezes, o paciente coça causando escoriações e usualmente é nesse tipo de lesão que o parasita se encontra.
Com informações de Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO