CBMSC lança curso de primeiros socorros para profissionais da educação
O curso será disponibilizado de forma online para professores e profissionais da educação
• Atualizado
Com o objetivo de capacitar educadores de todo o estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lança, nesta segunda-feira (30), às 10h30, o Curso de Noções de Primeiros Socorros para Profissionais da Educação, em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018).
O curso será disponibilizado de forma online para professores e profissionais da educação tanto do ensino público quanto do privado, contemplando todo o ensino básico e a educação infantil. A capacitação trará aos educadores conhecimento para a identificação e o manejo adequado de situações de urgência e emergência, garantindo a segurança dos alunos e do ambiente escolar.
Dentre os conteúdos abordados estão:
- Introdução aos primeiros socorros;
- Orientações de segurança e prevenção;
- Avaliação de cena;
- Emergências respiratórias;
- Ressuscitação cardiopulmonar;
- Hemorragia e choque.
O curso é totalmente gratuito e será disponibilizado através do site, diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Criança salva bebê com a manobra de Heimlich em Palhoça
Uma criança salvou um bebê com a manobra de Heimlich, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Théo aprendeu a manobra de desengasgamento durante às aulas dos Bombeiros Mirins realizadas no colégio Recriação.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar Palhoça, o menino salvou um bebê de aproximadamente 6 meses, enquanto estava em um ateliê durante as férias com a madrinha. Em um vídeo compartilhado pela guarnição no Instagram, Théo relata o momento inesquecível. “Ele foi tomar o leite muito rápido e se engasgou, daí teve um hora que eu pensei ‘cara, o que eu vou fazer?’ Eu tiva a autoconfiança de mim mesmo e salvei ele com a manobra que eu fiz, que a gente aprendeu com bombeiro mirim”, disse. Assista ao vídeo completo:
Na publicação do Corpo de Bombeiros Militar Palhoça, Ciloca Martins, a mãe do bebê que foi salvo, compartilha detalhes sobre o momento. “O Theo foi extremamente seguro ao administrar a manobra no meu filho. Nesse dia o Theo estava conosco na sala e ao ver ele se engasgar, na mesma hora disse que sabia o que fazer e eu seguir as orientações dele para virar o Gael, pois ele iria realizar a manobra de primeiros socorros. Obrigada ao Corpo de Bombeiros que em parceria com as escolas proporcionam esse curso de suma importância para essa geração. Obrigada, Theo por você ser esse menino tão corajoso”.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO