Catarinenses conquistam terceiro lugar em competição nacional de educação profissional
Estudantes representaram o estado e ficaram atrás de São Paulo e Minas Gerais
• Atualizado
Os estudantes catarinenses Leonardo Akira Rosa e Lucas Hitoshi Ogawa foram os representantes catarinenses premiados na seletiva nacional do WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, que terá sua edição mundial em setembro de 2024 em Lyon, na França.
A seletiva é organizada no Brasil, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A dupla Akira e Ogawa, natural de Joinville, ficou em terceiro lugar, na categoria Indústria 4.0, atrás apenas das equipes de São Paulo (1º) e Minas Gerais (2º).
As seletivas nacionais tiveram participação de 243 equipes inscritas, com um total de 274 competidores de 23 unidades da federação.
O que é a WorldSkills?
A “WorldSkills” fortalece o ensino profissionalizante e oferece para a indústria profissionais qualificados e competentes. A competição é uma das principais vitrines profissionais do País, expondo o talento de jovens estudantes e incentivando o desenvolvimento de competências, talentos e ensinando os alunos a superarem desafios aproximando-os da realidade e exigências do mundo do trabalho.
Leonardo Akira comenta que a competição ajuda a aprimorar qualificações e é um incentivo a mais para seguir na área que escolheu. “Em meu caso, a parte que mais gosto é da robótica e a competição nos ajuda a competirmos e nos aproximarmos das necessidades das indústrias”, avalia. O Brasil, é um dos cinco melhores do mundo desde 2007, e detém o 3º lugar geral na última edição em 2019.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO