Educação Compartilhar
Gestão e Governança

Blumenau integra parceria com Universidade de Brasília para gestão da Educação Básica

Município se unirá a outras 3 mil cidades brasileiras, na utilização do novo sistema voltado para a Educação Básica

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Blumenau | Divulgação
Foto: Prefeitura de Blumenau | Divulgação

O prefeito Mário Hildebrandt e os secretários de Gestão Governamental (Segg), Paulo Costa, e Educação (Semed), Patrícia Lueders, participaram nesta quinta (15) e sexta-feira (16), do lançamento nacional do projeto Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança. O projeto consiste em uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Brasília (UnB) para auxiliar estados e municípios na gestão da rede de Educação Básica durante e após a pandemia.

A Prefeitura de Blumenau foi uma das pioneiras no Brasil a assinar um termo de cooperação técnica com a UnB em 2019 para utilizar o Sistema de Informação e Gerenciamento de Custos ao Setor Público (Sicgesp), desenvolvido pela universidade. Agora, por meio dessa nova parceria com o MEC, o município se unirá a outras 3 mil cidades brasileiras, na utilização do novo sistema voltado para a Educação Básica de forma gratuita, até o ano de 2022. O sistema permite o acompanhamento de dados e emissão de relatórios que possibilitarão, no âmbito da Educação Básica, conhecer os custos detalhados por escola e por aluno. Isso dará condições de identificar boas práticas que possam ser disseminadas para toda a rede, bem como as unidades que necessitam de medidas de gestão para aumento da eficiência. 

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

“A Educação é uma das maiores pastas do Poder Público e que tem mais demandas, por conta das unidades de educação infantil e básica. Quanto mais conseguirmos melhorar essa gestão, melhor será a utilização dos recursos públicos e, consequentemente, maiores serão nossos investimentos e melhores os resultados que teremos. E essa deve ser sempre a missão de um gestor público”, avaliou o prefeito Mário Hidebrandt.

Blumenau já adota medidas similares para o gerenciamento de custos, como a revisão mensal de custos da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) e na própria Secretaria de Educação. A prefeitura também utiliza a metodologia de fluxo de caixa para otimização da gestão fiscal e orçamentária do município. No caso Sala de Situação da Educação Básica, a implementação será executada pelas Secretarias de Gestão Governamental e Educação, com o apoio do Laboratório de Inteligência Pública da UnB, que também continuará com o trabalho de acompanhamento e suporte para a consolidação do sistema de custos no município. 


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.