Educação Compartilhar
Volta às aulas

Após 2 meses e meio de greve, IFSC retoma calendário acadêmico

O caléndário do IFSC poderá ser retomado a partir desta quinta (27), logo após reunião para definir fim da greve marcada para quarta (26)

• Atualizado

Sofia Gonzalez

Por Sofia Gonzalez

Foto: Portal do IFSC/Divulgação
Foto: Portal do IFSC/Divulgação

A gestão do IFSC e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFSC (Sinasefe/IFSC) assinaram, nesta sexta-feira (28), o Termo de Acordo de Recomposição de Atividades, após a suspensão do Calendário Acadêmico após os dois meses e meio de greve dos servidores.

Assim, os servidores têm 48 horas, a partir desta sexta-feira, para retornar às atividades. Porém, alguns câmpus já retomaram as aulas esta semana e outros já estão com datas de retorno definidas.

O Termo de Acordo definiu que o prazo para reposição de atividades dos servidores docentes e técnico-administrativos do IFSC vai até primeiro de maio de 2026. 

As demandas de reposição de atividades dos servidores técnico-administrativos devem respeitar as atribuições e os horários de funcionamento dos setores, conforme vigência na data de início da greve (8 de abril). 

Já a reposição de conteúdo pelos docentes deverá atender os 200 dias letivos anuais, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A reposição dos docentes contempla aulas e atividades relativas a projetos de ensino, pesquisa, extensão, gestão, capacitação ou representação.

Cada câmpus terá autonomia para adequar seu Calendário Acadêmico, respeitando a LDB e tendo como referência o CAU, que será deliberado pelo Conselho Superior (Consup) em reunião marcada para dia 8 de julho

O Consup irá realizar reunião extraordinária em 8 de julho para discutir ajustes no CAU em função do período de suspensão.

Os servidores estão em greve desde o dia 8 de abril deste ano, sendo que o Calendário Acadêmico Unificado foi suspenso no dia 20 de maio.

Alterações em cursos foram aprovadas

Os conselheiros aprovaram a criação de dois novos cursos. A especialização em Aprendizagem Ativa e suas Metodologias, do Câmpus Araranguá, será ofertado a distância a partir do primeiro semestre de 2025, com 40 vagas por turma e duração de 18 meses.

Já o técnico em Gastronomia subsequente ao ensino médio, do Câmpus Florianópolis-Continente, é um ajuste de nomenclatura do técnico em Cozinha, atendendo atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Foi autorizada também a suspensão do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, do Câmpus Florianópolis, em função da priorização da oferta do curso de Engenharia Civil.

Plano de Permanência deve ter cronograma implementado ainda neste ano

Foi aprovado também, mediante ajustes sugeridos pelos conselheiros, o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (PEAPEE), documento elaborado para rever e atualizar planos anteriores de 2006 e 2018.

O documento tem o objetivo de promover o acesso de estudantes à instituição, sua permanência e o êxito escolar, por meio de diversas ações institucionais como mapeamento de ações e projetos, diagnósticos e implementação de programas e projetos na área.

O PEAPEE foi aprovado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em abril e prevê, no cronograma de implantação, ações até outubro deste ano.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.