Alunos da Grande Florianópolis reclamam de bloqueio do cartão do estudante nas férias
Desde 20 de janeiro quem utiliza o transporte intermunicipal teve o benefício bloqueado.
• Atualizado
Alunos que dependem do transporte público para viagens intermunicipais com destino a Florianópolis relatam não conseguir usufruir do direito ao desconto de 50% na passagem de ônibus neste mês de janeiro. Desde o dia 20 deste mês quem depende de alguma linha administrada pela Associação Metropolitana das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros da Grande Florianópolis está com o cartão bloqueado.
A Kathleen Costa é um dos exemplos. Moradora de Palhoça, ela é estudante do curso de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e utiliza o transporte intermunicipal para vir de Palhoça a Florianópolis e frequentar as aulas.
Ela, que faz esse trajeto desde 2021, conta que é a primeira vez que no período das férias o cartão do estudante é bloqueado. A estudante tentou contato com a Metropolis, empresa responsável pelo trajeto que ela realiza, e recebeu como resposta que o cartão só poderá ser utilizado no início das aulas. Contudo, o período letivo do curso dela começa antes dos outros da instituição, no dia 29 de janeiro, o que vêm gerando apreensão na jovem.
Situação semelhante da Carolina Branco. Ela é moradora de São José e vai começar no dia 5 de fevereiro o curso de pedagogia em uma faculdade particular. Ela procurou a Metropolis, que tem um atendimento no terminal de Florianópolis, mas também não sabe quando vai conseguir utilizar o cartão e por enquanto tem que arcar com o pagamento da passagem em dinheiro.
Quais são os direitos:
De acordo com a Secretaria do Estado de Infraestrutura e Mobilidade, alunos do ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e privadas, têm direito ao desconto de 50% no transporte público durante o período escolar.
Por meio de nota a secretaria acrescentou que o período escolar depende de cada instituição e que por isso não existe um período único para todas as modalidades. Além disso, alunos matriculados em cursos de educação superior, frequentadores de estágios obrigatórios, cursos de mestrado, pós-graduação ou doutorado têm o benefício assegurado em lei mediante comprovação.
Já a Metropolis, também por meio de nota, disse que a utilização do cartão estudante intermunicipal é exclusivamente para o período letivo e que fica bloqueada a utilização desde 20 de janeiro até o primeiro dia do ano letivo.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO