Professores relatam problemas em provas do processo seletivo do Estado na Grande Florianópolis
Acafe e Secretaria de Estado de Educação se posicionaram sobre os relatos.
• Atualizado
Professores que participaram das provas do processo seletivo para admissão em caráter temporário, relataram confusão e aglomeração em locais de prova na Grande Florianópolis, na tarde deste domingo (19).
Os relatos foram compartilhados nas redes sociais e pelo WhatsApp. Segundo os professores, situações como salas lotadas, atraso na entrega das provas e até desmaio de uma participante.
Alguns educadores que entraram em contato com a equipe de jornalismo do SCC SBT, alegaram que não conseguiram verificar se as provas estavam lacradas quando o aplicador entrou na sala.
Segundo os candidatos, as cadeiras da sala de aula estavam muito próximas e no horário oficial de início, ainda havia fila para entrar na sala. Uma mulher que estava no local chegou a passar mal.
Também segundo os professores, algumas pessoas puderam entrar depois do horário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina se posicionou sobre o problema na aplicação das provas nas redes sociais:
“É GRAVE: Prova dos ACTs é marcada por desorganização do governo do estado
Desorganização e confusão marcam o dia de prova dos ACTs em Santa Catarina, realizado neste domingo (19/12).
De forma alarmante o SINTE/SC recebeu dezenas de vídeos e fotos que denunciam a aglomeração, falta transparência e desorganização no processo seletivo. Com um número recorde de inscritos, o governo do estado não se preparou para as provas e o resultado dessa incompetência foi sentido pelos milhares de professores/as que fizeram o processo seletivo.
Estes exemplos do vídeo demonstram o descaso que o governo do estado trata a educação pública. Com uma base grande de trabalhadores em caráter temporário, ao invés de garantir Concurso Público, o governo faz contratos precários e, nem se quer, um processo transparente consegue realizar.
O SINTE/SC acompanha este processo e não aceitará que alguém seja prejudicado. Nossa defesa é pelos direitos dos trabalhadores e da educação pública!”
Confira o posicionamento da Acafe e a Secretaria de Estado da Educação sobre o problema na aplicação das provas:
“A Acafe e a Secretaria de Estado da Educação esclarecem que houve uma situação pontual a respeito da capacidade das salas de aula em um local de aplicação da prova para o processo seletivo de professores ACTs na Grande Florianópolis.
Antes do início da prova, houve a intervenção do coordenador para disponibilizar outras salas no local de prova. Logo, parte dos candidatos foi realocada para outros espaços, garantindo um distanciamento maior.
Em função desta operação, houve acréscimo ao tempo adicional de prova destes candidatos para que fosse observado o limite de quatro horas para realização da prova.
As imagens que circulam nas redes sociais foram gravadas antes deste remanejamento e, consequentemente, antes do início das provas. Quem usou o celular durante a aplicação da prova foi eliminado, conforme previsto no edital.
Além disso, o papel que aparece nas imagens não é a prova, mas o cartão de resposta que é colocado sobre as carteiras para identificar os candidatos.”
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO