Eclipse solar anular confundido com apagão global poderá ser visto do Brasil?
Segundo especialistas, o fenômeno é considerado natural e previsível
• Atualizado
Confundido com apagão global nas redes sociais, o fenômeno que acontecerá nesta terça-feira (17) será apenas o primeiro eclipse solar anular de 2026. Entenda se ele poderá ser visto do Brasil.
O eclipse solar anular acontece quando a lua se posiciona entre o sol e a Terra, mas está em um ponto mais distante da órbita. Sendo assim, ela não cobre totalmente o disco solar. O resultado é a formação de um círculo luminoso ao redor da lua, conhecido como “anel de fogo”. O evento dura apenas alguns minutos.
Eclipse poderá ser visto do Brasil?
De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, o eclipse solar anular não poderá ser visto do Brasil, apenas em regiões próximas à Antártida e em áreas específicas da África e da América do Sul.
O próximo eclipse solar que poderá ser visto do território brasileiro acontecerá apenas no dia 6 de fevereiro de 2027.
Apagão global?
Segundo especialistas, o fenômeno é considerado natural, previsível e é monitorado por observatórios astronômicos, sem qualquer impacto em sistemas elétricos, satélites, telecomunicações ou infraestrutura. Sendo assim, o termo “apagão global” é incorreto e não deve ser usado para caracterizar o evento.
Com informações do SBT News
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO