É possível economizar energia sem passar calor?
Especialista dá dicas para gastar menos na conta de luz e reduzir também o impacto para o planeta
• Atualizado
Começou na quinta-feira (14) uma nova onda de calor. Essa é 9ª onda de calor só este ano. Na tentativa de aliviar a sensação térmica, muitas pessoas recorrem ao uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. O resultado disso foi o recorde no consumo de energia elétrica no mês passado.
Pela primeira vez o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou, no dia 13 de novembro, 100.955 megawatts (MW) na demanda instantânea de carga. O recorde anterior era de 97.659 MW, medido em 26 de setembro deste ano.
Garantir o conforto térmico gasta mais energia e gera mais custo. Econômico e ambiental, por causa da maior emissão de gases de efeito estufa. Loana Nunes Velasco, professora de Engenharia de Energia da Universidade de Brasília (UnB), destaca que é um ciclo de desgaste climático.
Nunes Velasco acrescenta que, como a demanda é concentrada num mesmo momento, às vezes se torna necessário recorrer a fontes de energia menos limpa, como as térmicas a carvão. Hoje, quase metade da energia elétrica produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
Economizar energia é benefício tanto para a sua própria conta de luz quanto para o planeta. Mas é possível economizar energia sem passar mal de calor?
1. Temperatura amena
Quanto mais você forçar um equipamento, mais ele vai consumir energia. Logo, na hora de programar o ar-condicionado, é recomendado colocar temperaturas na faixa dos 21°C e 24°C, que já o suficiente para não sentir tanto calor. Não há necessidade de deixar em temperaturas mais baixas.
2. Comprar equipamentos mais eficientes
Para escolher o melhor modelo de ar-condicionado, além de se atentar aos recursos tecnológicos do produto, a professora dá a dica de pensar, também, na questão arquitetônica do local. Fatores como o tamanho do ambiente e se há ventilação, por exemplo, são importantes para escolher o equipamento ideal. O Selo Procel serve justamente para garantir que aquele produto é eficiente no uso de energia, o objetivo dele é apresentar os melhores níveis de eficiência energética.
3. Posicionamento do equipamento
Após escolher o ar-condicionado adequado, é necessário saber onde posicioná-lo para um melhor aproveitamento. É preferível deixá-lo no ponto mais alto possível, já que o ar gelado é mais pesado que o quente e será mais propenso a descer.
4. Cortinas
Outra dica para amenizar o calor do ambiente e, ainda, economizar no ar-condicionado, é o uso de cortinas ou persianas escuras, para conseguir impedir que a luz solar entre no cômodo e aumente a temperatura.
5. Utilize o chuveiro no modo e hora certa
Se está calor, tome banho no modo “verão”. Se mesmo assim você preferir uma água mais quente, tente tomar banho em horários em que a caixa d’água estará naturalmente mais quente, como no período da tarde.
6. Atenção à geladeira
Abrir e fechar repetidas vezes a geladeira ou manter a porta aberta por muito tempo, além de resultar num aumento de energia, gera também mau funcionamento. Então, evite esse hábito.
7. Tire os equipamentos da tomada
Tire os aparelhos que não estão em uso da tomada, assim você elimina o gasto com a função standby (modo de espera) que eletrodomésticos possuem.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO