E a manutenção? Ferrugem na Ponte Hercílio Luz chama a atenção da população
Os pontos de ferrugem na ponte mais famosa de Santa Catarina estão levantando preocupação da população
• Atualizado
com informações de Júlia Matos
As pontes Pedro Ivo, Colombo Salles e Hercílio Luz são preocupações constantes para a população catarinense. Depois de três anos da reinauguração do cartão postal da cidade, a estrutura já apresenta sinais de oxidação, ferrugem.
O Ministério Público de Santa Catarina está cobrando dos poderes municipais e estaduais novas análises e planeja a definição de prazos para manutenção.
Leia Mais
Confira na reportagem sobre as ponte Hercílio Luz
As imagens da ferrugem na Ponte Hercílio Luz chamam a atenção. A população acompanhou a reforma da ponte por quase três décadas, e reinaugurada em 2019, mas agora, os sinais da ferrugem levantam preocupação.
De acordo com especialista, as imagens não representam riscos graves, mas ainda assim é necessário atenção.
A estrutura é acompanhada pelo Ministério Público do Estado, desde 2015. Em maio deste ano, a situação das pontes foi discutida entre os poderes estaduais e municipais e foram definidas providências imediatas com relação à iluminação, manutenção e segurança das pontes Pedro Ivo, Colombo Salles e o cartão postal da cidade, ponte Hercilio Luz. Pouco tempo depois, o MPSC anunciou que deve apresentar um termo de ajustamento de conduta O documento define prazos para conclusão dos ajustes.
A iluminação das pontes é de responsabilidade da prefeitura de Florianópolis que deve finalizar as substituições até final deste mês.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura se prepara para a manutenção das passarelas da ponte Hercílio Luz. Estão programados a lavação do espaço de pedestres, a revisão mecânica do piso e guarda corpo, troca dos parafusos, além da roçada da vegetação. Por outro lado, a ferrugem observada nas pontes, sobretudo pelos pedestres e ciclistas que a utilizam, deve ser uma das principais preocupações do estado. Assim como a segurança do local, que já sofreu este ano com o furto de fios de luz.
O termo de ajustamento deve ser entregue nas próximas semanas com os novos prazos definidos. A partir daí, o estado vai poder abrir licitações para a contratação e empresas que fiquem responsáveis pelos ajustes. De acordo com o Governo do Estado, esta é uma prioridade para Santa Catarina.
- Delas Summit 2024 reúne milhares de mulheres focadas no empreendedorismo, em Florianópolis
- Mais atendimentos e novo médico: oftalmologia em Lages ganha reforço
- Mulher sofre fratura exposta e hemorragia após queda de moto em SC
- Demolição de prédio de 20 andares abre espaço para arranha-céu de 270 metros em BC; veja fotos
- Quem são os indiciados por tentativa de golpe junto de Bolsonaro; veja a lista
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO