Duas pessoas morrem por botulismo na Bahia; quais alimentos são arriscados e como evitar?
Botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum)
• Atualizado
Duas pessoas morreram por botulismo na Bahia. Os casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Eles são parte dos seis casos de botulismo no estado em 2024, dos quais cinco foram oficialmente diagnosticados.
De acordo com o SBT News, a Sesab informou que quatro dos internados haviam ingerido mortadela de frango no dia anterior à manifestação dos sintomas.
O que é Botulismo?
Botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum), segundo o Ministério da Saúde.
A forma alimentar e intestinal são duas das quatro formas de botulismo, que também incluem a forma da doença que vem de ferimentos e a infantil.
Quais são os alimentos associados à doença?
- Conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi);
- Produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”);
- Pescados defumados, salgados e fermentados;
- Queijos e pastas;
Além disso, os alimentos contaminados foram produzidos ou conservados de maneira inadequada, segundo o Ministério. Por isso, a pasta não orienta o consumo de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas, vencidas ou com alterações no cheiro e no aspecto.
Além disso, o aquecimento dos alimentos a uma temperatura superior a 80ºC e cozidos por 10 minutos, é capaz de eliminar as toxinas do botulismo.
Sintomas
A toxina botulínica afeta o controle motor e, por isso, pode resultar em diversas complicações. Ela pode levar à insuficiência respiratória, que, no geral, é a forma mais comum de morte causada por botulismo.
- Dificuldade para falar;
- Dificuldade para engolir;
- Fraqueza de longa duração;
- Fadiga;
- Pneumonia por aspiração e infecção;
- Problemas no sistema nervoso em geral.
Ainda de acordo com a pasta, a bactéria entra no organismo por meio de ferimentos, como através de úlceras crônicas com tecido necrótico, fissuras e aplicação de agulha por usuários de drogas injetáveis e lesões nasais ou sinusais (sinusite).
*Com informações do SBT News
Estagiária sob supervisão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO