Dor de cabeça constante? Confira 5 sinais que indicam a hora de trocar os óculos
É comum, para quem utiliza, ter a famosa dúvida de quando trocar os óculos
• Atualizado
Segundo o IBGE, 100 milhões de brasileiros possuem alguma necessidade de correção visual, no entanto apenas 36,5 milhões utilizam óculos de grau.
É comum, para quem utiliza, ter a famosa dúvida de quando trocar os óculos e quais os sinais que a visão dá. Mas antes de qualquer alarme, é indicado que seja feita, pelo menos uma vez ao ano, uma consulta a um oftalmologista.
Para ajudar, a rede óticas Visão de TODOS, fez uma lista com os 5 principais sinais que podem indicar a hora de trocar de óculos.
Veja os 5 sinais:
1. Dificuldade para enxergar de longe
Comumente presente na miopia, a dificuldade para identificar objetos ou conseguir realizar a leitura de textos que estão distantes, mesmo quando você faz o uso regular de óculos de grau, é certamente um alerta de que é preciso consultar um oftalmologista para revisar seu grau.
2. Dificuldade para enxergar de perto
Já comumente na hipermetropia, o aumento da dificuldade para enxergar objetos e conseguir realizar a leitura de textos próximos, como até as conversas no celular, é um indicativo de que seus óculos precisam de alterações. Além de apontar para uma possível piora no caso, não deixa de ser também um alerta para investigar alguma outra condição ocular.
3. Dores de cabeça constantes
Durante tarefas que exigem leitura ou até mesmo na hora de assistir a um filme, se há a presença de dores de cabeça constantes ou dores da região ocular, você deve se atentar para a necessidade de alterações em seus óculos. As dores são manifestações do seu corpo a partir do momento em que os óculos não estão mais funcionando da maneira como seus olhos precisam.
4. Fadiga ocular
No caso de cansaço na vista, mesmo utilizando óculos de grau, você pode estar forçando seus olhos devido a falta do funcionamento adequado das lentes de grau. Com o uso constante das telas e com as leituras rotineiras, se os óculos não estiverem adequados, você estará constantemente forçando as vistas. Não deixe de consultar o oftalmologista caso sinta a visão embaçada, ardência ou vermelhidão nos olhos.
5. Vertigem e náusea
No caso desses sintomas não estarem relacionados a outras condições médicas, vertigem e náusea também podem indicar necessidade da troca dos óculos. O grau incorreto gera diferença na percepção de forma geral, o que pode causar uma sensação de desbalanceamento, o que gera a náusea e vertigem.
Caso haja a presença de um dos sintomas citados, procure seu oftalmologista para realizar as correções necessárias e o acompanhamento para cada caso ocular. Os sintomas não devem ser ignorados, tendo em vista que podem levar a uma piora evolutiva de quem está fazendo a utilização de lentes inadequadas. O uso contínuo de óculos com grau indevido pode acarretar também na diminuição da própria percepção de distância, gerando um desconforto constante durante a realização de atividades do dia a dia.
- 40 mil pessoas participam da Abertura do Natal de Joinville
- Ônibus ‘despenca’ em ribanceira e mata o menos 17 pessoas
- Mulher é morta a tiros em cidade da Serra Catarinense; autor confessou o crime
- ‘Pessoas de bem’: casal encontrado morto pelo filho em SC é identificado
- Aposta de SC leva mais de R$ 200 mil na Mega-Sena; veja onde
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO