Dino anuncia reforço da Força Nacional no Amazonas para combater queimadas
Segundo o ministro, serão enviados, na próxima segunda-feira (16), mais 45 militares da Força Nacional ao Amazonas, totalizando 60 agentes trabalhando na operação
• Atualizado
O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou, na sexta-feira (13), que irá aumentar o efetivo da Força Nacional no Amazonas para ampliar as atividades de combate e prevenção às queimadas. A medida acontece em meio ao aumento significativo dos incêndios florestais no estado, que forçaram Manaus a entrar em estado de mobilização.
Segundo o ministro, serão enviados, na próxima segunda-feira (16), mais 45 militares da Força Nacional ao Amazonas, totalizando 60 agentes trabalhando na operação. Para auxiliar os esforços, policiais federais também estão atuando no tema de combate às queimadas ilegais, sobretudo no que se refere a investigações de incêndios criminosos.
Leia Mais
O anúncio aconteceu pouco tempo após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informar o reforço de 149 brigadistas para combater as queimadas no Amazonas, dobrando o efetivo federal para 289. Marina ainda anunciou o envio de 200 kits com equipamentos, dois helicópteros e apoio de equipe especializada para resgate de fauna.
O aumento dos incêndios florestais no Amazonas acontece em meio ao tempo seco e às altas temperaturas, provocadas, sobretudo, pela crise climática. O cenário, no entanto, está sendo agravado por atividades criminosas, conforme dados do governo federal.
“Não existe fogo natural na Amazônia. O fogo ou é feito propositalmente por criminosos ou é a transformação da cobertura vegetal para determinados usos. É muito importante que as pessoas parem de colocar fogo. Há pessoas que estão aproveitando que está tudo seco e limpando seu terreno, limpando seu quintal, limpando área grilada, desmatamento antigo. E isso vai ficando fora do controle”, disse Marina.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO