Dibea registra 120 casos de maus-tratos apenas em janeiro de 2026
Em 2025, a Dibea proporcionou a adoção de mais de 270 animais
• Atualizado
Apenas em janeiro de 2026, a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de Florianópolis, junto com a Delegacia de Proteção Animal da Capital da Polícia Civil de Santa Catarina, apurou 120 Boletins de Ocorrência de maus-tratos contra animais.
Em cada caso é necessária a realização de uma bateria de exames médico-veterinários, a fim de dar uma nova chance ao animal vítima de violência.
Atendimento veterinário da Dibea
O atendimento veterinário proporcionado pela Dibea se mostra eficiente no cuidado com os animais maltratados, como é o caso da pitbull branca, Elizabeth, resgatada com uma ferida exposta debaixo do olho causada por larvas. Após tratamento e medicação correta, a ferida cicatrizou e a cachorrinha ganhou uma chance de conhecer uma nova família.
Guerreira, outra cadelinha encontrada com uma ferida no rosto, também passou por algumas semanas de tratamento médico-veterinário e conseguiu se recuperar.
Para o diretor de Bem-Estar Animal de Florianópolis, Filipe Vieira, “hoje a única solução é a adoção, torcemos e trabalhamos para que a comunidade priorize sempre adotar animais resgatados, é assim que conseguimos atender cada vez mais cães e gatos. Temos uma estrutura para atendimento médico-veterinário, castração gratuita e outros serviços, o que vai ser ampliado com a implementação do hospital veterinário”.
Avanços
A partir de março deste ano, o Hospital Veterinário Municipal Cão Orelha deve ser implementado em anexo ao Dibea, no Itacorubi.
Com clínica geral, atendimentos de emergência, cirurgias de baixa, média e alta complexidade e tratamentos especializados para receber os animais. Além disso, o plantão 24 horas para os animais sob responsabilidade da Dibea, internados na unidade ou atropelados, é um dos principais avanços.
Em 2025, a Dibea proporcionou a adoção de mais de 270 animais e segue atuando em conjunto com a Delegacia de Proteção Animal da Capital para minimizar os casos de maus-tratos.
Situações de maus-tratos devem ser denunciadas por aqui.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO