Dia dos Pais: conheça como surgiu a celebração da data
SBT News explica as origens desta data que reforça os laços familiares por todo o mundo
• Atualizado
Neste domingo (14), inúmeras famílias pelo país celebram o Dia dos Pais e o SBT News explica a origem desta data que reforça os laços familiares entre os chefes de família, sendo pais solteiros, mães solteiras, pais biológicos ou pais adotivos que têm o papel e a responsabilidade de ser pai.
A origem do dia dos Pais teria surgido há mais de 4 mil anos, na antiga Babilônia, quando o jovem Elmesu teria feito uma escultura em argila, com um cartão que desejava sorte, saúde e vila longa ao seu pai, o rei Nabucodonosor, líder de um dos maiores impérios do mundo antigo na Mesopotâmia.
No mundo contemporâneo a data tem origem em um pequeno condado no estado de Washington (EUA), a partir de uma homenagem da filha de um combatente que lutou a Guerra Civil nos Estados Unidos, em 1862. Sonora Louise Smart Dodd se inspirou ao ouvir uma mensagem de homenagem ao Dia das Mães, que é celebrado naquele país em 1908.
Sonora decidiu criar um dia para mostrar o orgulho do seu pai, William Jackson Smart, que após a Guerra Civil norte-americana, teve de criar os 6 filhos sozinho, pois tinha perdido a esposa após o parto do último filho.
Ela enviou uma petição às autoridades e igrejas locais, que acolheram a proposta do dia 19 de junho para homenagear os pais e então em 1910 aconteceu o primeiro evento com a data especial.
O evento foi marcado com a distribuição de rosas, símbolo da data, em que os pais vivos deveriam ser homeageados com flores vermelhas, enquanto os falecidos, com rosas brancas.
A tradição se espalhou pelos Estados Unidos e a data foi reconhecida 56 anos depois, em 1966 e em 1972 o então presidente Richard Nixon oficializou a data, sendo comemorada todos os anos no terceiro domingo de julho.
No Brasil, a ideia veio de um publicitário
Nas terras brasileiras, a ideia de homenagear os pais aconteceu em 16 de agosto de 1953, a partir da criação do “Dia do Papai” publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo e da rádio Globo, no Rio de Janeiro, com o objetivo de reconhecer a figura paterna e para atrair anunciantes para os veículos de mídia.
Como no Brasil predominava a religião católica na população, Behring aproveitou a oportunidade da data para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriaca da família e por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo. E a data foi escolhida num domingo porque é o um dia tradicional de encontros em família.
Com o sucesso da data, São Joaquim passou a ser comemorado em 26 de julho, no mesmo dia de Sant’Ana, mãe de Maria, que tornou-se o Dia dos Avós.
Depois, a data passou a ser celebrada sempre no segundo domingo de agosto, por analogia com o Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.
Data varia conforme cada país
A tradição norte-americana de celebrar o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho é também repetida em outros 70 países como Canada, Inglaterra, Argentina, Venezuela, Peru, Chile, México, Holanda, Turquia e Japão.
Já Portugal, Itália, Angola, Espanha, Bélgica e nações com tradição católica, a data é associada a 19 de março, dia de São José, marido da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.
Em Taiwan, a data é comemorada em 8 de agosto porque a pronúncia da data em mandarim é semelhante a palavra ‘pai’.
Austrália e Nova Zelândia celebram a data em setembro devido as temperaturas que estão mais amenas naqueles países. Os países escandinavos — Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca, Noruega e Estônia — comemoram a data no segundo domingo de novembro.
No Irã e em países que seguem o calendário islâmico, comemoram o Dia dos Pais no 13º dia do Rajab, que é a data de aniversário de Imam Ali, primo de Maomé, que foi o primeiro homem a aceitar as mensagens do profeta.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO