Dia das Mães: data foi criada nos EUA e se tornou destaque no Brasil
Celebrada no exterior desde 1914, o dia é o segundo mais importante para o comércio brasileiro
• Atualizado
Todos os anos, muitos adotam o costume de separar um valor para comprar um presente para as mães e entregar a elas no segundo domingo do mês de maio. Ao menos no Brasil, a prática cresceu a ponto de tornar a data a segunda mais importante para o comércio anualmente. Mas você conhece a origem dessa celebração, e por que ela é nesta época do ano?
Em 1908, nos Estados Unidos, a ativista Anna Jarvis buscava encontrar uma forma de homenagear a sua mãe, que faleceu no mês de maio de dois anos antes. Jarvis iniciou um memorial recolhendo assinaturas para se criar um feriado nacional e, em 1914, o presidente na época, Woodrow Wilson, determinou a oficialização da data comemorativa no segundo domingo do quinto mês do ano.
Já aqui no Brasil, a comemoração foi instituída oficialmente em 1932, durante o governo do presidente Getúlio Vargas e foi fruto de grandes esforços do movimento feminista brasileiro que conquistou, no mesmo ano, o direito ao voto. Seguindo a tradição estadunidense, a data também foi instituída na segunda semana de maio.
Porém, os gaúchos, desde 1918, já separavam um dia para celebrar a vida das suas mães nas ruas de Porto Alegre. A primeira festa aconteceu em 12 de maio, onde as mães da cidade foram presenteadas com buquês de rosas e participaram de um chá especial.
A história também aponta que durante a Antiguidade diferentes povos organizavam celebrações como forma de exaltar as figuras maternas, que sempre foram consideradas prestigiadas dentro de diferentes sociedades humanas.
Outra curiosidade é que, atualmente, outros países também possuem um dia para prestigiar as mães, mas em outros meses do ano. Por exemplo, a Rússia comemora em novembro, na Eslovênia, em março, e os vizinhos da Argentina realizam os seus festejos em outubro.
Dia especial para o comércio
Após a sua oficialização no Brasil, o Dia das Mães começou a ganhar um forte apelo comercial, movimentando lojistas a criarem estratégias de vendas para atrair consumidores interessados em comprar presentes para as suas mães.
Com o passar do tempo, a data comemorativa se tornou tão importante para o comércio brasileiro que hoje é a segunda mais importante do ano para os lojistas, atrás apenas do Natal. Para se ter uma melhor noção da relevância do feriado, um estudo da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicou que o volume de vendas no Dia das Mães deste ano deverá atingir os R$ 13,17 bilhões.
*Estagiário sob supervisão de Lis Cappi.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO