Cotidiano Compartilhar
SÓ SAUDADES

Dia das Crianças: relembre 6 brincadeiras que marcaram a infância

O Dia das Crianças completa 100 anos neste sábado (12)

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Dia das Crianças no Brasil, comemorado em 12 de outubro, é dedicado a celebrar a inocência, a criatividade e a diversão que caracterizam a infância. Relembre seis brincadeiras que marcaram essa período. 

  • Pular corda

Enquanto duas pessoas balançam a corda e cantam a canção, uma terceira pula até que a música termine ou até errar. Depois, é só chamar o próximo.

Você deve recordar da música: “um homem bateu na minha porta e eu abri: senhoras e senhores, ponham a mão no chão; senhoras e senhores, pulem de um pé só; senhoras e senhores, dêem uma rodadinha e vá pro olho da rua”.

  • Amarelinha

A amarelinha é uma das brincadeiras antigas mais icônicas. Começa na preparação: com giz ou outro material, podemos traçar 10 casas no chão, numerando-as e alternando entre pular com um ou dois pés. Ao final, desenhe um arco que simboliza o céu. 

A regra é simples: é preciso ir pulando, alternando pernas abertas e um pé; quem pisar na linha perde. Para aumentar a dificuldade, jogue uma pedrinha e veja em que casa ela cai. Depois, é só pegá-la ao passar.

  • Queimada

Para jogar queimada, é necessário reunir mais pessoas para que o jogo seja mais emocionante.

Formam-se duas equipes que tentam lançar e acertar os jogadores do time adversário com a bola. Ao acertar alguém, essa pessoa vai para a “prisão”, e o time que conseguir pegar todos os integrantes do grupo oposto vence. 

  • Pega-pega

Quem nunca participou de uma partida de pega-pega na infância? Essa é uma das brincadeiras mais populares e que todos gostam. Um jogador é o pegador e os outros devem evitar ser pegos.

Enquanto o pegador conta até 10, os jogadores correm para chegar a um ponto seguro sem serem capturados.

  • Esconde-esconde

Uma criança conta enquanto as outras se escondem. Após a contagem, a criança sai à procura dos amigos nos esconderijos.

  • Stop (ou Adedonha)

Para jogar stop ou adedonha, são necessários papel, caneta e criatividade. O objetivo do jogo é preencher as categorias escolhidas de acordo com a letra indicada em cada rodada. Ao final, os acertos são somados e vence quem tiver mais pontos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.