Descubra o real significado do Dia das Crianças no Brasil
Data foi instituída em 1924
• Atualizado
O Dia das Crianças completa 100 anos neste sábado (12). A data, instituída em 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes, tinha um significado diferente do que se vê hoje, de presentes e movimentação do comércio.
Leia Mais
A “Festa da Criança”, como foi oficializa, tinha como objetivo mobilizar a sociedade e o poder público em torno da educação, saúde e bem-estar das crianças.
Um dos resultados foi a criação de instituições filantrópicas, como o Instituto de Proteção e Assistência à Infância, que alertava mães sobre os cuidados básicos com a saúde, higiene e a alimentação.
Além de defender práticas que reduzissem a mortalidade infantil, como o uso de leite pasteurizado.
De acordo com a Agência Senado, a infância no Brasil era marcada pela falta de direitos, especialmente entre as crianças pobres, que não frequentavam a escola e eram obrigadas a trabalhar desde cedo.
A origem do Dia das Crianças
Segundo documentos históricos encontrados no Arquivo do Senado, a ideia original do Dia da Criança partiu do 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância e do 3º Congresso Americano da Infância, realizado no Rio de Janeiro em 1922 como um único evento e fez parte dos festejos do centenário da Independência do Brasil.
Ainda segundo a Agência Senado, a data foi escolhida por coincidir com o Dia do Descobrimento da América, pelo navegador e explorador italiano Cristovão Colombo, uma tentativa de associar a nova geração ao “novo mundo”.
No entanto, cada país da América Latina acabou definindo a própria data para celebrar as crianças.
No Paraguai, por exemplo, o Dia da Criança é lembrado em 16 de agosto, em memória de um massacre de crianças ocorrido durante a Guerra do Paraguai.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO