Depois da água, chá é a bebida mais consumida no mundo
Pesquisa da ONU mostra que 13 milhões de pessoas são beneficiadas com a produção da bebida
• Atualizado
Levantamentos realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que o chá é a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Segundo a entidade, a bebida milenar apoia a economia de milhões de países subdesenvolvidos, sendo grande parte vinda da agricultura familiar.
No total, 13 milhões de pessoas tiram o sustento da produção da folha do chá, com 60% da produção mundial correspondendo a pequenos agricultores. Os países que mais cultivam e exportam as folhas destinadas à bebida são China, Índia e Quênia.
Além de ser uma bebida saudável e nutritiva, o chá mantém um ritual de cultivo que alterou gerações de povos e modificou a cultura de vários países. Entre as nações que mais consomem a bebida estão Índia, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Reino Unido e Paquistão.
Segundo a ONU, a cadeia produtiva da bebida também é lucrativa e movimenta mais de US$17 milhões por ano. O número da produção global do chá preto, por exemplo, tende a aumentar para 2,2% ao ano durante a próxima década e pode chegar a 4,4 milhões de toneladas em 2027.
O estudo demonstra ainda que, com a pandemia da covid-19, o chá foi um importante aliado da população e houve um aumento considerável no consumo durante o período.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO