Demolição de prédio de 20 andares abre espaço para arranha-céu de 270 metros em BC; veja fotos
Uma força-tarefa foi montada para viabilizar a ação. Confira
• Atualizado
A maior demolição mecânica de um prédio residencial no Brasil está em andamento em Balneário Camboriú, cidade do Litoral Norte catarinense. O edifício Ivo Agostinho Roveda, de 20 andares e 60 metros de altura, será completamente demolido para dar lugar a um arranha-céu de 270 metros, que promete figurar entre os mais altos do país. A operação é realizada pela construtora EMBRAED Empreendimentos, que adquiriu os 16 apartamentos do prédio para viabilizar o projeto.
Nesta semana, duas escavadeiras hidráulicas, cada uma com 5,5 toneladas, foram içadas até o topo do edifício com o auxílio de um guindaste de 200 toneladas. A demolição mecânica foi escolhida pela segurança e controle que proporciona, além de possibilitar o reaproveitamento dos materiais. Segundo a construtora, mais de 90% dos entulhos serão reciclados, retornando à construção civil em forma de insumos. O processo de demolição, que conta com cerca de 20 profissionais, deve levar seis meses para ser concluído.
Demolição de prédio de 20 andares abre espaço para arranha-céu de 270 metros em BC; veja fotos
Além da reciclagem, itens como portas, janelas, móveis planejados, eletrodomésticos e até o elevador panorâmico foram doados a instituições de caridade por meio do Instituto Rogério Rosa, ligado à EMBRAED. A ação busca reduzir o impacto ambiental e beneficiar comunidades locais.
A obra representa mais um marco na transformação urbana de Balneário Camboriú, que já é conhecida pelo metro quadrado mais valorizado do Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO