Defesa Civil de SC alerta para inundação do rio Uruguai
Em Itapiranga, o rio pode chegar de 12 a 13 metros neste sábado (07).
• Atualizado
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, no início da tarde deste sábado (07), devido à rápida elevação do nível do rio Uruguai, que separa o estado do Rio Grande do Sul, no oeste, ocasionada pelas intensas chuvas que assolam a região.
A nota, assinada pelos hidrólogos Dieyson Pelinson e Graciane Vivan Pomatti, informa que a vazão do rio deve atingir 29 mil m³/s ainda nesta tarde e noite, elevando-se a 12 a 13 metros no município de Itapiranga. Esta situação crítica também afeta os municípios vizinhos de Palmitos, São Carlos, Caibi e Mondaí.
Nas últimas 48 horas foram registradas uma precipitação muito acima da média, com acumulados entre 130 e 180mm na área de influência dos Rios Canoas e Pelotas, localizados na região do Alto Uruguai.
Leia Mais
Além disso, as bacias dos Rios do Peixe, Apuaê-Inhandava, Passo Fundo e Rio Chapecó receberam entre 50 e 130mm de chuvas. Por conta disso, o rio Uruguai aumentou rapidamente seu volume d’água e, segundo as projeções, continuará a subir nas próximas horas.
O cenário é de extrema preocupação, pois existe a possibilidade real de o nível do rio ultrapassar as cotas de emergência entre São Carlos e Itapiranga, além de afetar áreas a montante da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Os especialistas alertam que esta cheia pode superar os registros anteriores, com valores projetados para ultrapassar os 10 metros na estação 74329000 de Itapiranga. Este evento é previsto para ser mais severo do que as enchentes observadas em maio de 2022, junho de 2017 e maio de 2015.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO