Das indústrias brasileiras, 69% fazem uso de tecnologia digital
Há cinco anos, em 2016, o índice era de 48%
• Atualizado
A indústria brasileira passa por um processo de digitalização e, em 2021, 69% das empresas faziam uso de alguma das tecnologias digitais analisadas. Há cinco anos, em 2016, o índice era de 48%. É o que mostra a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o levantamento, 18 tipos de tecnologias digitais foram identificados nas indústrias em diferentes estágios da cadeia industrial (em 2016 eram apenas 10 tecnologias listadas). Entre os principais benefícios reconhecidos na adoção das tecnologias digitais, segundo a CNI, está o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.
No entanto, apesar do alto nível de adoção de pelo menos uma tecnologia digital, a maioria das empresas usa uma baixa variedade de recursos. Tal resultado indica que as empresas se encontram em uma fase inicial do processo de digitalização. Ao todo, 31% ainda não adotaram qualquer tecnologia digital, 26% utilizam de uma a três das 18 listadas, e apenas 7% adotaram 10 ou mais delas.
Para Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI, o baixo nível de variedades de tecnologias digitais reforça a necessidade de aumentar a integração das tecnologias para que os benefícios sejam mais significativos.
“As empresas estão buscando novos métodos produtivos. Porém, para alcançar os maiores benefícios que a indústria 4.0 permite alcançar, é necessário aumentar a variedade de tecnologias digitais adotadas, pois são tecnologias complementares. A integração no uso é importante para aumentar a produtividade das empresas”, diz.
Principais entraves
Entre os entraves apontados pelos empresários para investir em tecnologias digitais está o alto custo de implementação, apontado como principal barreira interna por 66% das empresas. Em seguida, vêm empatados a falta de conhecimento, a clareza sobre os retornos das tecnologias adotadas e a estrutura e cultura da empresa, apontados por 25% das indústrias.
Já em relação às barreiras externas, a falta de profissionais qualificados é o entrave para adoção de tecnologias digitais por 37% das empresas. Em segundo lugar, aparece a barreira “Dificuldade para identificar tecnologias e parceiros”, assinalada por 33%. Já 29% das empresas consideram como um desafio o fato de o mercado não estar preparado (clientes e fornecedores).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO