Cultura Compartilhar
Luto

Morre Peninha, artista, museólogo e referência na proteção do folclore catarinense

Seu trabalho de pesquisa e atividade cultural destacam a herança açoriana.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Peninha. Foto: UFSC, Reprodução
Peninha. Foto: UFSC, Reprodução

O artista, pesquisador, museólogo e historiador Gelci José Coelho, o Mestre Peninha, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), em São José, na Grande Florianópolis. Nascido em São Pedro de Alcântara, em 1949, Peninha se tornou referência na proteção do folclore catarinense.

Um entusiasta das histórias da Ilha de Santa Catarina, além de trabalhar por mais de uma década junto ao artista Franklin Cascaes – cuja morte, coincidentemente, fez 40 anos nesta quarta-feira, 15 de março -, foi o criador da lenda do Baile das Bruxas em Itaguaçu, em referência às pedras da praia no bairro Coqueiros, em Florianópolis.

“Seu trabalho de pesquisa e atividade cultural destacam a herança açoriana, dos descendentes de nações africanas e indígenas que contribuíram para a formação da diversidade da cultura litorânea catarinense”, destacou o Governo do Estado e a Fundação Catarinense de Cultura em nota de pesar.

O velório de Peninha será em São José, na Igreja de Nossa Senhora dos Passos, das 11h até 15h30min, quando saíra o cortejo para sepultamento, às 17h, no Cemitério Municipal de São José.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.