Cultura Compartilhar
História

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones reabre para visitação

Local passou por mais de dois anos de obras

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Salvador Gomes-Divulgação/Agecom/UFSC
Foto: Salvador Gomes-Divulgação/Agecom/UFSC

Após dois anos e quatro meses em reformas, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones reabre para visitação nesta segunda-feira (22/5). A obra de restauro e readequação da fortaleza foi entregue em 27 de março, mas devido a adequações técnicas ela será reaberta na próxima semana.

As obras incluíram a reconstrução dos rebocos à base de cal de todas as construções, reforma dos tetos e telhados, instalações de sanitários e um sistema de placas fotovoltaicas que fornecerá energia elétrica para todos os ambientes e equipamentos. Uma passarela que leva a um elevador de plano inclinado também foram instalados para o uso de cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. No interior das instalações, painéis expográficos contam a história da fortificação.

Cerca de R$ 8 milhões foram investidos nas obras da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, com recursos do Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, complementados por verbas de uma emenda parlamentar do senador Esperidião Amin.

As fortalezas da UFSC podem ser visitada das 8h30 às 18h30, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Para visitação às fortalezas de Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim, é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade. Não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar.

Para ingresso nas fortalezas da UFSC, é cobrada uma taxa de visitação, utilizada na manutenção dos monumentos e na estrutura de apoio ao visitante. Escolas públicas podem solicitar previamente a isenção da taxa.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.