Cultura Compartilhar
Na telona

Filme sobre a história de imigrantes suíços será exibido no Museu Sambaqui, em Joinville

O filme está à disposição também para as escolas que queiram exibi-lo aos estudantes

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Fotos: Reprodução Júpiter Filmes/Divulgação
Fotos: Reprodução Júpiter Filmes/Divulgação

Nesta quarta-feira (16), o filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida” será exibido no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui, em Joinville. O evento inicia às 19h e a entrada é gratuita. O filme faz parte da programação do Agosto do Patrimônio e terá palestra de abertura de Roseli Ritzmann, presidente do Instituto Suíço de Joinville.

A obra audiovisual é baseada no livro “Suíços em Joinville – o Duplo Desterro”, do historiador Dilney Cunha. O filme foi gravado no Brasil, com passagens filmadas na zona rural de Joinville, em São Francisco do Sul, em Curitiba, e também na Suíça. A obra mescla linguagem ficcional com documentário e narra o drama de uma família que sai de Schaffhausen, na Suíça, e imigra para Joinville para iniciar uma nova vida em meados do século XIX.

Dirigido pelo paranaense Calixto Hakim, o filme foi viabilizado por meio de editais de apoio à cultura do Brasil e da Suíça, e teve sua estreia em 2012. Segundo Roseli Ritzmann, a volta da exibição da obra é importante porque conta uma história ainda desconhecida para a maior parte dos joinvilenses.

“Cerca de 80 famílias de suíços vieram para a Colônia Dona Francisca. Esses imigrantes se estabeleceram onde hoje é o bairro Vila Nova, lá construíram escola e igreja. No entanto, eles acabaram sendo ‘aculturados’ pelos germânicos, que eram maioria. Por isso, até hoje têm pessoas em Joinville que pensam ser descendentes de alemães, mas, na verdade, podem ter parentesco com suíços”, explica ela.

O filme ganha uma nova exibição pública agora, depois de quase uma década da estreia, porque os direitos da obra foram adquiridos pela parceria entre o Brasil e a Suíça por meio do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville.

O movimento de tornar a história da imigração Suíça em Joinville mais conhecida contou também com a nova tiragem do livro que inspirou o filme, que ganhou nova edição em maio de 2023.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.