Cultura Compartilhar
Canjica, quentão e bolo de milho

Festa junina é reconhecida como manifestação da cultura nacional

Evento se tornou ícone entre os estados e movimenta bilhões por ano

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Divulgação/Ministério do Turismo
Divulgação/Ministério do Turismo

O governo federal reconheceu a festa junina, ou festas de São João, como manifestação de cultura nacional. A iniciativa, aprovada pelo plenário do Senado Federal no fim de março deste ano, foi assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26/4).

Trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, realizadas no mês de junho, tornaram-se ícones da cultura nordestina. O evento, que ocorre em todo o país, inclui a produção de comidas típicas, tradições religiosas e dança, sobretudo no ritmo do forró.

Ao apresentar o projeto de lei, o então senador Prisco Bezerra argumentou que as festas juninas mobilizam pessoas de todas as idades e regiões, sendo adaptada para a cultura de cada estado. “Sua realização no Sul do país é diferente da que ocorre na região amazônica, não obstante a inegável presença de elementos comuns”, disse.

A festa junina como manifestação da cultura nacional é também um importante aquecedor da economia nacional. No ano passado, por exemplo, foram movimentados cerca de R$ 2 bilhões durante a realização do evento, com 151 festas do Norte ao Sul do Brasil. Somente na Bahia, os famosos arraiais receberam 1,5 milhão de pessoas. 

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.