Cultura Compartilhar
História

Documentário vai mostrar como viviam os imigrantes na primeira colônia italiana em SC

O documentário reconstrói o cenário da Colônia Imperial de Azambuja, província de Santa Catarina de 1877.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Praça de Azambuja – Pedras Grandes(sc) – Foto: Divulgação
Praça de Azambuja – Pedras Grandes(sc) – Foto: Divulgação

Com apoio da Prefeitura Municipal de Pedras Grandes, através do Departamento de Turismo e Cultura, está sendo produzido um vídeo documentário para ser lançado no dia 28 de abril, data em que se comemora os 144 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Colônia de Azambuja, no ano de 1877.

Realizado pelo jornalista Júlio Cancellier, bisneto de imigrantes, o vídeo se propõe a contar a história dos imigrantes em 1877 na Colônia Imperial de Azambuja.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

“O ano de 1877 marca uma profunda transformação na vida de muitos cidadãos italianos. Foi o início da grande imigração para a Colônia de Azambuja, atual distrito do município de Pedras Grandes, no Sul do estado de Santa Catarina”, explica Cancellier.

O documentário reconstrói o cenário da Colônia Imperial de Azambuja, província de Santa Catarina de 1877. Como era a vida na colônia nesta época. Que línguas falavam os italianos Como rezavam, cantavam? O que comiam, bebiam e no que trabalhavam? Qual a diversão preferida? O que liam e como se comunicavam nesta terra distante? As casas onde moravam eram de pedra? Os utensílios, móveis e ferramentas traziam algum traço da origem? E para chegar ao Brasil, que meios de transporte utilizaram? São questões que o jornalista pretende explicar.

“Neste documentário, vamos reconstituir esta saga, revelando as principais características do cotidiano dos primeiros imigrantes. Mergulharemos no tempo e nas tradições, como se fôssemos transportados para uma realidade vivida há 144 anos”, afirma.

Incentivador do projeto, o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, conclui: “Devemos muito aos nossos antepassados pelo que deixaram como legado, enfrentando situações difíceis, superando as adversidades e acima de tudo trabalhando com suor para construir cidades que orgulham nosso estado e nosso país”.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.